Pesquisar neste blogue

sábado, março 08, 2008

dia 8

Comemorações à esquerda











Comemorações à direita

Shulamith Firestone é uma influente escritora feminista que usou o marxismo como ponto de partida. Começou por citar e elogiar Friedrich Engels, que no século XIX “viu que a divisão original do trabalho entre o homem e a mulher existia com o objectivo de educar as crianças. No seio da família o marido era o proprietário, a esposa o meio de produção, e as crianças um investimento no trabalho, e esta reprodução da espécie humana foi, no princípio, um sistema económico importante distinto do dos meios de produção". “The Dialectic of Sex” (1970)

Restos desse modo de produção feudal persistem nas sociedades contemporâneas. Você é uma feminista? Todas as mulheres já se fizeram essa pergunta pelo menos uma vez na vida e essa costuma ser uma resposta difícil de dar. Se a resposta for não, você admite implicitamente que as mulheres são inferiores - ou pelo menos foi condicionada pelas feministas a pensar assim. Se a resposta for sim, significa que essas mesmas feministas convenceram-na de que se está aliar a um grupo de demagogas histéricas, cujo objectivo nunca foi a igualdade, mas o poder. A palavra feminismo cheira a jacobinismo, mas a palavra misógino parece ser o seu único antónimo. Que fazer?
A única coisa a fazer é romper a fortaleza que as feministas de linha dura ergueram na mentes das mulheres e encorajá-las a pensar por si mesmas. Por isso, Cathy Young, autora de "Cessar Fogo!:Porquê os Homens e Mulhers Precisam de Juntar Forças para Atingir a Verdadeira Igualdade" cunhou a expressão: "feminista dissidente"
.

Sem comentários: