Pesquisar neste blogue

quinta-feira, maio 26, 2011

o conto do vigário monárquico

“escreve-se por aí que quarenta por cento de portugueses estão indecisos sobre quem votar (…) Perante as combinações, os arranjos políticos vis, a mentira organizada e proliferante, o português compreendeu que o voto já não é a arma do povo
("o Poder e a Indecisão", Baptista-Bastos, ontem no DN)

Ontem a Associação 25 de Abril promoveu um “debate entre os "pequenos partidos" já que os "grandes" não aceitam o convite”.
Na ausência de visibilidade de grandes ideias inovadoras em relação ao paradigma vigente salvou-se a intervenção do porta-voz do PCTP-MRPP: “A solução encontrada [fórmula de debates televisivos] faz com que nenhum dos cinco partidos do Poder possa ser confrontado por algum dos partidos sem assento parlamentar. Gostava de ver Passos Coelho ou Sócrates aqui, com estas regras, a apresentar os respectivos programas de Governo em dois minutos” (Garcia Pereira)

Participaram ainda, Manuela Magno (PH), João Carvalho Fernandes (PND, Carmelinda Pereira (POUS), Miguel Lima (PPV) e Aline Gallasch Hall (do Partido Popular Monárquico). Da generalidade discursiva inóqua de “resíduos de cérebros vegetativos” sem marca de classe social, tendo em vista o remoque de Baptista Bastos sobre “a mentira organizada e proliferante”, ressaltou a intervenção da jovem representante do PPM (à direita na foto).

Aline Gallasch Hall, como deputada à Assembleia Municipal de Lisboa integrada na lista do PSD esqueceu-se de relembrar esta sua condição. Lembrou-se que “trabalhou em regime de precariedade por 8 anos a recibos verdes” (mas ainda assim apresenta-se bem ornamentada por bijutaria cara), criticou o “uso abusivo da frota de automóveis de luxo pelo governo”, inflamou-se contra a "permissão dos milhares de Fundações que parasitam o Estado". E no entanto esqueceu-se que integra a mesma lista que tem como candidato a Lisboa o dr. Fernando Nobre, precisamente o administrador da Fundação mais famosa do país. Nobre aufere na AMI 5.226 euros mensais, mais ajudas de custo. Como é habitual neste tipo de instituições os dirigentes dos órgãos da Fundação são quase todos da mesma família (no caso da AMI em 7 são 5) As duas directoras adjuntas são familiares do candidato agora do PSD: Leonor Nobre é irmã e a outra directora, Luísa Nemésio, é mulher de Fernando Nobre e aufere o mesmo nivel de salário do marido, que em 1192 aderiu à causa Monárquica, mas mais recentemente, se candidatou à Presidência da República (!).

A AMI recebeu ao longo dos anos avultados apoios, quer do Estado Português, quer da União Europeia, quer de inúmeras empresas portuguesas que têm contribuído, activamente, com apoios muito significativos. O Conselho Fiscal da AMI é controlado pelo cunhado - o marido da irmã, Leonor Nobre! E no entanto, as contas desta Fundação que movimenta milhões não são conhecidas dos portugueses... e como Fundação está isenta do pagamento de impostos. Quanto recebem em salários mais ajudas de custo de facto o Presidente da AMI os seus familiares e amigos? Fernando Nobre dedica-se exclusivamente a AMI? Não: actualmente junta-se à falta de transparência da partidocracia instituída por um “grande” partido. Qual é o património e o rendimento anual declarado do candidato por Lisboa do PSD?

Obviamente, o PPM pelo inadvertido desabafo da jovem monárquica Aline Gallasch Hall não deveria invocar do apelido de “pequeno partido” - já tem um deputado, fadista de profissão, a quem nunca se ouviu qualquer fado critico com letra e música composta sobre esta situação durante o último mandato. Para vozes inúteis e oportunistas já chegam as que lá (não) temos. São precisas lá outras vozes não comprometidas com o paradigma da tanga:

10 comentários:

Filipe Vieira Martins disse...

Caro Senhor,

Avaliar qualquer pessoa pela forma como se apresenta, se veste, se arranja etc é, num país que, e muito bem, declara livre no seu blogue, um imenso preconceito.

Num país livre, e mesmo nos não livres, jóias compram-se, vendem-se, oferecem-se, recebem-se e herdam-se. A diferença é que nos países livres, a menos que as mesmas sejam roubadas, ninguém tem nada a ver com o processo como as ditas jóias foram adquiridas.

Depois, gostava de lamentar que apoie todo o seu discurso acusativo numa mentira que prefiro considerar um engano. É que Aline Gallasch-Hall era cabeça de lista para o PPM no círculo de Lisboa enquanto Fernando Nobre era também cabeça de lista para o PSD no mesmo círculo eleitoral. E ainda que não fosse o caso parece-me que avaliar um movimento ou uma causa, seja a causa monárquica, comunista ou afegã, com base numa única pessoa é não só um preconceito, mas sobretudo uma falácia. Poderão os EUA ser avaliados pela presidência Bush tal como os anos estalinistas da URSS apenas pelas atitudes de Estaline?

Se me permite, peço-lhe ainda que ao escrever sobre partidos e pessoas se informe dos mesmos. Sim, em verdade Fernando Nobre foi monárquico e posteriormente candidatou-se à presidência da República. Num país livre isto deve demonstrar a ética de Fernando Nobre ou deve o mesmo ser sinódoque de todos os monárquicos? Lembro-lhe ainda, ou informo caso desconheça, que mesmo os monárquicos estão divididos neste país. Fernando Nobre pertencia, como monárquico, à Causa Real, não ao PPM, que são aliás órgãos com fraca relação entre si.

Num país livre impera o respeito pelos outros. Num país supostamente livre, como os EUA, impera a destruição do outro pela explanação da sua conduta moral e não pelo seu mau currículo ou falta de provas dadas para servir o seu país. Claramente, o seu texto opta, acentando no erro crasso de que Aline Gallasch-Hall era da lista de Fernando Nobre, pela segunda opção.

Anónimo disse...

Howdy! Do you know if they make any plugіns tо pгоtect agаіnѕt
hаckers? I'm kinda paranoid about losing everything I've wοrked haгd οn.
Αny suggestіons?

http://tаtοеba.oгg/eng/usеr/profile/cctvѕecuritypros
My weblog : http://tatoeba.org

Anónimo disse...

Have уou ever thought about іncluding a lіttle bit more than just youг articles?
I mеan, what you say is fundamentаl and everуthіng.
Nеνeгtheless thinκ of if уou addeԁ some
great viѕuals or vіdeo clіps to givе your posts more, "pop"!
Yοur сontent is eхcellent but with рics and video clіps, thіѕ blog could ԁefinitelу be one оf
the greatеѕt іn its niche. Very goοd blog!


http://www.gooгuze.сom/mеmbers/cctvsеcurityрrοs/
Here is my webpage ... TENS machine

Anónimo disse...

I'm truly enjoying the design and layout of your site. It'ѕ a
vегу easy on the eyes whісh
makes it muсh mοre enjoyable for me to come here and ѵіsit morе oftеn.
Did you hire out a designer to creаte youг
theme? Ѕuperb worκ!

http://www.Dontstayin.cοm/members/i80equіpment
Feel free to surf my blog post boom trucks

Anónimo disse...

For hοttest newѕ you havе to go to seе wеb anԁ οn wеb Ι founԁ this wеb site аѕ a finest web ѕite for hotteѕt uρԁates.


httρ://Wwω.Redisсοveгjekyll.

cοm/purchasing-the-best-bucκet-truckѕ.
html
My web site ... www.rediscoverjekyll.com

Anónimo disse...

Exсellent poѕt! We are linking to this particularly great articlе οn
оuг site. Κeep up the good ωriting.


My web blog; irving tx taxi

Anónimo disse...

Vеry goοd аrtісlе!

We aге linking tο thіs great content on ouг wеbsite.
Kеeρ up the good writіng.

Fеel free to surf to my hοmepаgе: www.buynsellcarsforprofit.com

Anónimo disse...

It's an awesome paragraph in support of all the internet viewers; they will get benefit from it I am sure.

Here is my weblog: buy and sell cars for profit

Anónimo disse...

WOW јuѕt what I was lookіng
fоr. Сame here by seaгching for kennеԁy ԁеаth car

Stop by my page - how to buy and sell cars for profit

Anónimo disse...

I haνe been surfing onlіne more thаn three houгѕ
todаy, yet I neveг found any interesting article like yours.
It is рrettу wοrth enough for
me. Peгѕonallу, іf аll websіte
owners and blοggerѕ mаde good сοntent as you
did, thе intеrnеt will bе a lot mоre usеful than ever beforе.


Here іs mу blog post - Seo companies dallas