Pesquisar neste blogue

quarta-feira, janeiro 23, 2013

a Xico-espertice do Django das Finanças

o Regresso com "sucesso" aos Mercados alivia a Austeridade? ou isto é um regresso aos Mercados em versão "chico-esperto"? vejamos um clássico da esperteza com que se enganam as massas: quando uma das dívidas do Estado vence e é preciso pagá-la, o Estado vai ao Mercado pedir mais dinheiro, contraindo novas Dívidas para pagar as antigas Dívidas. Certo? do alto da sua sapiência adquirida em feiras e contaminado pelas equivalências do Relvas o Portas esclarece com a sua douta formação em economics que o pedido de melhores condições à Troika foi feito "no momento certo". (certo?) uma vez que daqui p`rá frente haverá grana com fartura. Em Setembro próximo Portugal vai precisar de pagar em capital e juros qualquer coisa como 5,8 mil milhões de €uros... e tem uma economia arrasada pelo desemprego que chega próximo dos 17%. 

Visto pelo centro-esquerda liberal capitalista, segundo Nuno Teles:"o Estado português regressa aos mercados. Bem-vindos ao segundo resgate da Troika!"(aqui). Visto pelo lado da direita neoliberal capitalista estamos no melhor dos mundos, segundo José Manuel Fernandes: "Vítor Gaspar perdeu a opinião pública; mas externamente, no que toca ao cumprimento dos objectivos portugueses, continua com uma folha de serviços impecável" (aqui). Como se vê, visto pela óptica do Povo, não está a acontecer nada de novo, nem sequer no debate essencial:
Quem tem culpa na "Crise" de ocultação da Dívida? o Custo do Trabalho que os operários não têm, ou o Custo do Capital pago aos accionistas?

Sem comentários: