Pesquisar neste blogue

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Crescimento Insustentável!

a Terra é um sistema finito!
Esta formulação passa-nos despercebida de tal modo as dimensões de referência humanas são distintas das escalas terrestres.
A acção do Homem sobre os eco-sistemas foi durante muito tempo considerada negligenciável, face aos recursos considerados como infinitos, mas o crescimento de consumo energético exponencial nos últimos 50 anos, e os efeitos que estão á vista de todos, obriga-nos á tomada de medidas urgentes de controlo da situação, sob pena de todo o sistema colapsar pondo em risco a sobrevivência da espécie humana no Planeta.
O tempo de esgotamento dos recursos fósseis, que já se pressente,,, do petróleo, do gás natural e do urânio irá começar a ser sentido de forma ainda mais dramática, em relação ao modelo civilizacional vigente, dentro de 30 a 40 anos.
Podemos calcular, numa primeira tentativa, a escala de tempo em que se irá dar uma duplicação (impossível) do Consumo?
Façamos um exercicio simples:
Os 295 milhões de habitantes dos Estados Unidos consomem 35% da energia total do planeta. Supunhamos que os seus planos de “Ajuda” são sinceros, e que por exemplo só os chineses e brasileiros que são aprox. 1490 milhões ascendiam, a curto prazo, ao mesmo nivel de vida que os americanos gastando igual quantidade de energia.
Só aqui, sem contar com os restantes países subdesenvolvidos que se vão “desenvolver” (uma maravilha!),,, teriamos:
295.000 ......................... 35%
1.490.000 ....................... 177%
total ..... 212%
se considerarmos o resto do mundo:
295.000 ......................... 35%
5.725.000 ....................... 679%
total .....714%
Imagine-se então, em termos de Degradação Ambiental e de Aquecimento Global o que será (seria!) aumentar o consumo de energia baseada em combustiveis fosseis em mais de 600% em relação aos níveis actuais!
Nunca será possível para todas as pessoas do mundo atingir o nível de vida médio de um norte-americano, a menos que pudéssemos dispor dos recursos de várias “Terras” iguais á Terra, imediatamente acessíveis!

Um crescimento exponencial choca inevitavelmente, e muito mais depressa do que se julga, com o carácter finito dos Recursos existentes no meio ambiente.
Vejamos num exemplo de Roland Lehoucq (astrofísico CEA), uma colónia de bactérias cultivadas numa caixa. Estas reproduzem-se dividindo-se, duplicando o seu número ao fim de um certo tempo variável, o qual, a titulo de exemplo, pode não ultrapassar vinte minutos.
Imaginemos que a descendência de uma única bactéria, colocada ao meio-dia no meio ambiente de cultura, consegue saturar a caixa á meia-noite; neste lapso de tempo, o número de bactérias terá sido multiplicado por 68 mil milhões.Em que altura terá a caixa ficado meio cheia? Ás 23 horas e 40 minutos!
Se fôssemos uma dessas bactérias, em que momento teríamos consciência de que vamos ficar com falta de espaço?. Quando a colónia só ocupa ainda 1,5% do volume da caixa, ou seja ás 22 horas, não imaginamos a catástrofe que se está a preparar. Supunhamos que às 23 horas e 20 minutos uma bactéria particularmente prudente começa a inquietar-se. Recorrendo a grandes meios, põe em acção um programa de investigação de novos espaços. Às 23 horas e 40 minutos, três novas “caixas” são descobertas, o que quadriplica o volume disponível!,, no entanto, este aumento de recursos, aparentemente considerável, só irá possibilitar uma remissão de 40 minutos; ás 00 horas e 40 minutos a colónia sufocará!

"Apocalypse now: how mankind is sleepwalking to the end of the Earth
leia um artigo do "Independent" relacionado com este tema, aqui.
Outras leituras relacionadas:
Protocolo de Quioto Convenção da ONU sobre as alterações climáticas www.unfccc.int
CME- Conselho Mundial para promoção de Energias Alternativas www.worlenergy.org
Programa das Nações Unidas para o Ambiente PNUD
www.undp.org/energyandenvironment
Energia e Desenvolvimento Sustentável
www.agora21.org
Agência Internacional de Energia
www.iea.org
Abandonar o Nuclear!
www.sortirdunucleaire.org
Worldwatch Institute
www.worldwatch.org/topics/energy
.

1 comentário:

Anónimo disse...

hola, Chicos, Esto fue muy interesante. Me encantó la lectura