Pesquisar neste blogue

quarta-feira, maio 12, 2010

Ressurreição: a estreita Linha Vermelha

"no alto da montanha em que se haviam entricheirado não vemos inimigos ferozes, mas homens apavorados sejam eles vencidos japoneses ou vencedores americanos. O terror colectivo. Um dos americanos conversa com um japonês agonizante. Em voz baixa, e num tom neutro, diz ao moribundo coisas horríveis. Que ele não tenha esperança em qualquer além que não existe, que tudo o que ele vê e os abutres no céu, são a última coisa que ele verá. Que só o nada o espera e que é um absurdo e irrisório tudo quanto o ensinaram na religião dele. Obviamente, o japonês não percebe uma palavra do que ele diz. O americano fala para si próprio, na crença mágica que temos na força das palavras, mesmo quando aqueles contra quem são dirigidas não nos ouvem. Julga que algum do seu ódio atinge o suposto interlocutor? Que pensará o japonês enquanto o ouve? Perceberá a agressão, o ódio, ou, levado pelo tom de voz, julgará que aquele outro homem o consola à hora da morte? Quando tivemos tempo para pensar nisto tudo, o japonês começa a falar. E é a nossa vez (e a vez do americano) de nada percebermos. O moribundo responde ao ódio com ódio? Fala de si próprio? Tenta transmitir-nos uma mensagem? Pede perdão? Nunca o saberemos. Os dois monólogos fazem-nos perceber que ali há tão só um homem que vai morrer e um homem que por acaso sobreviveu"
Bénard da Costa, sobre a guerra vista por Terrence Malick, hoje à noite na Cinemateca
.

3 comentários:

Anónimo disse...

é de aproveitar quem puder ir ver.
já o vi em ecrã grande no ano de estreia.
agora para matar saudades, nada como um dvd de boa qualidade.
mestre é mestre Malick.

Pacific fica a anos luz do Mestre.

xatoo disse...

Eu tinha o DVD e apesar disso fui ver mais uma vez no ecrán grande; eu creio que há muita coisa no "The Pacific" do spielberg (o escuro das cenas de guerra por contraste com a luminosidade da natureza p/e) que é copiada de The Thin Red Line, que é de 1986 salvo erro...
mas ao pé deste o Spielberg é um realizador de telenovelas, à procura do efeito imediato nas audiências colonizadas pelo espirito yankee, falta-lhe a profundidade filosófica

Anónimo disse...

O Spiel faz algumas aproximações ao Mestre Malick, já me tinha apercebido de algo em algumas cenas, sim, como não sou técnico fiquei só com a minha impressão!
The Pacific, a única coisa q gosto da série é as filmagens dos tiros e rebentamento das bombas, estão mto reais, ...o resto é alho pôrro!
The Thin Red Line (1998).