Pesquisar neste blogue

sábado, fevereiro 12, 2011

qual “democracia” qual carapuça...

quando os agentes da alta burgesia transnacional falam em “democracia” falam da conjugação de mercado livre com representação parlamentar; nada mais que isso – desfeito o equivoco, sabe a verdadeira razão porque o povo esteve nas ruas no Egipto?

A corrupção não é coisa que seja nova no Egipto (ou já agora, em Portugal, ou nos Estados Unidos). O que é um elemento novo é a raiva que se espalha naquele país e noutros através do Médio Oriente e norte de África. E isso deve-se principalmente ao facto que o preço dos alimentos, uma boa parte dos nossos orçamentos familiares, estão a disparar para níveis insuportáveis. Porquê? Graças à concentração dos especuladores em torno da banca. Os governos estão a ajudá-los a eles e fazem orelhas moucas às dificuldades que a inflação provoca nos povos e, como se não bastasse, ajudando a afogá-los ainda mais com impostos. Todo o cêntimo conta para repor o dinheiro que os banqueiros fizeram evaporar na crise.

Especulação com os bens essenciais, mais uma cortesia monetária de Wall Street. (Commodity speculation = revolta) Fazendo jogos financeiros com a fome dos povos

Não é toda a gente que se pode gabar de obter biliões de dólares da Reserva Federal norte americana, que os envia a juro baixo para os Bancos Centrais de todo o mundo.
A maioria das pessoas trabalha para obter o dinheiro que consegue levar para casa. Isto cria um problema real para as pessoas cujos rendimentos estagnaram ou até declinaram… enquanto os Governos fazem chover triliões sobre os bancos para lhes cobrir as perdas nos jogos especulativos de que só lhes sobrou papel tóxico – o que é que esses bancos (de acumulação capitalista cada vez mais concentracionária) estão a fazer livremente no mercado com esse dinheiro?

Eles continuam a jogar com ele, “aquecendo” os preços, dos cereais, do crude, do gáz, arroz, borracha, cobre, etc. Não existe razão nenhuma na oferta&procura para os preços das matérias primas terem subido para os valores onde estão agora. Trata-se de especulação pura assente nas ajudas em dinheiro fabricado que têm sido entregues aos bancos. Provavelmente, face à revolta dos povos, os preços virão a cair – mas entretanto dezenas de milhões de pessoas são lançadas na miséria, na fome, ou no mínimo verão o seu modelo tradicional de vida decair de forma vertiginosa

Sem comentários: