Pesquisar neste blogue

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Revolução, novas tecnologias, o Poder e os Media

Que hipótese existe de Revolução? Como funciona a repressão face às ameaças aos diversos poderes regionais instituidos e principescamente subornados pelo Império? (em 30 anos ao serviço do imperialismo judeu-americano Hosni Mubarak amealhou uma fortuna avaliada em 53 mil milhões de dólares)

No caso do Egipto foi assim que funcionou: um primeiro passo foi ordenar a detenção do executivo da Google, Wael Ghonim, tido como um dos elementos fulcrais na organização das manifestações de protesto no Cairo (ver video da detenção aqui) - o ciber-activista esteve preso durante 12 dias e ao ser libertado deu uma entrevista televisiva no final da qual se emocionou e chorou ao tomar conhecimento de ter havido imensos mortos enquanto permaneceu nos cárceres de Mubarak - de imediato Wael Ghonim acaba por ser transformado num ícone da revolução que continua na praça da Libertação.



Um segundo passo foi nomear para vice-presidente do mesmo regime que provocou os protestos um alto dignitário do Exército. Há muitos milhões em jogo investido no Egipto como tampão de segurança para Israel - e o general Omar Suleiman despiu a farda e já arenga ás massas televisivas de fato e gravata. Um terceiro passo foi retirar do terreno as cadeias de informação inconvenientes; a Al-Jazeera que fez uma cobertura inicial excepcional dos acontecimentos viu as suas instalações serem encerradas e as equipas de reportagem detidas, os equipamentos apreendidos, o sinal de satélite desligado, pelo que deixou de transmitir em directo. (Time Magazine 14/2)

Enquanto isso, quem no final acaba por pagar estes autênticos fretes, os contribuintes norte-americanos e os dos paises seus aliados, são impedidos de perceber minimamente o que quer que seja sobre este tipo de assuntos. Nos Estados Unidos a estação de televisão sedeada no Qatar Al-Jazeera viu construida para as grandes massas uma imagem de uma cadeia televisiva ao serviço de terroristas, embora tenha conquistado o respeito das diminutas elites urbanas; a Al-Jazeera nos EUA só está disponivel para assinantes de cabo e apenas em três cidades.

Do outro lado dos novos Media conquistados pelo Poder, temos o caso do blogue da garota das noticias de programa norte americano que viu o seu site ser comprados pela gigante empresa de Media judaica-estadounidense AOL-Time-Warner pela quantia de 231 milhões de dólares. Arianna Huffington tinha investido no seu pequeno empreendimento privado cerca de 1 milhão em 2005, mas o agora definido como"jornal online" tem perspectivas de atingir 100 milhões de visitas mensais apenas nos EUA; (des)Informação capitalista: Sempre a crescer e a ocultar os pontos de vista que se querem aldrabar
.

3 comentários:

Anónimo disse...

meu caro, gostaria que na possibilidade do seu tempo me fizesse um grande favor.
há algum tempo, você colocou um link que fazia ligação ao youtube, sobre um filme russo com legendas em inglês, épico da WWII.
só tenho os nomes dos ficheiros dos vídeos que consegui sacar e fiquei a meio da minha encomenda.
já não encontro nada disponível.
o ultimo vídeo que tenho é este:

Padeniye Berlina (The Fall Of Berlin) Act 2 - Part 6 of 10

se puder ajudar-me, fico eternamente Agradecido.

xatoo disse...

meu caro,não ponha com o "y" que é em inglês: procure por Padenie Berlina
aqui está uma das melhores cenas de batalha
http://www.youtube.com/watch?v=sC-AqLpcb1Q
e aqui um resumo das melhores cenas
http://www.youtube.com/watch?v=zbqv9md7s7k&feature=related
na barra do lado direito do site tens mais links
mas ainda hei-de perguntar na Cinemateca se existe alguma possibilidade de adquirir o filme em dvd - não deve ser fácil pq se trata sem dúvida do melhor filme de sempre sobre a IIGGuerra... e estas coisas hoje em dia não são para que se saiba.
cumprimentos

Anónimo disse...

eia, se você estivesse aqui ao lado dava-lhe um grande chocho...
;-))
Obrigadão!

exacto, o Y faz diferença!
no google aparece o filme pra ripar mas, está tudo em cirílico!!!
agora estou num dilema. o material que saquei já não é igual a estes! bolas.
os vídeos estão identificados em cirílico... ufa!
os vídeos que você tinha aqui postado as legendas estavam em inglês!
mas pergunte então na cinemateca, que possibilidade há, de se arranjar o dvd na integra, pelo menos com legendagem em inglês!

Obrigado há mesma pelo seu esforço.