Pesquisar neste blogue

quarta-feira, setembro 28, 2011

Ocupem o Ministério das Finanças !















as imagens dos policias portugueses tentando assaltar o ministério das Finanças correram mundo. Querem mais dinheiro, "governo paga o que deves" foi das frases mais ouvidas. Até o Jel e o Falâncio, figurinhas de prôa do Movimento 12 de Março, deram uma ajudinha: "governo escuta, os polícias estão em luta" - mas estão em luta pelo quê? não querem perder estatuto nem poder de compra, como regra geral o povo português está a perder; A bófia quer a sua quota parte no bolo dos 78 mil milhões que o Estado anda a sacar à Troica; os Polícias querem melhores condições para tratarem de defender a ordem (vigente), que é a ordem da propriedade privada: uma infíma percentagem de 1% são os grandes donos da Economia enquanto 99% nem pelo voto (manipulador, alienado, ignorante) contam para nada... Um dia que se veja a Policia ao lado das reinvindicações do povo, como uma organização que defenda os direitos dos trabalhadores, então nesse dia poder-se-á acreditar que lutam. Até lá, querem aquilo que toda a gente quer neste infausto país terciario, querem mais dinheiro, não interessa de onde venha nem que a sua proveniência seja criminosa

Ocupem Wall Street !

Noutro ponto, na outra face da luta, aparece a verdadeira cara da Polícia como organização do Estado destinada à repressão dos 99% "dos que não têm nada a perder, excepto as grilhetas com que os pretendem prender". Não há grandes surpresas, Wall Street dita as regras, os governos tentam cumprir. Soube-se hoje, pela publicação do documento estritamente confidencial no Corriére della Sera que o governo de Berlusconi recebeu instruções secretas do Banco Central Europeu (uma carta de Jean-Claude Trichet a Mario Draghi do Banco Central de Itália), para que mande cumprir um programa politico: desregulamentar mais a economia, tornar o trabalho mais flexivel e multiplicar as privatizações. Que novidade!

Cada vez mais as pessoas sabem que as coisas se passam assim e, como os participantes do Movimento Ocupem Wall Street, tentam impedir o trabalho dos especuladores financeiros e seus serventuários politicos e empresariais. Foi o caso em New York da manifestação, e já não são assim tão poucos quanto isso, no último sábado 24, em que um desfile pacífico degenerou em violência por acção da Polícia. É esta a verdadeira face da polícia defensora da desordem neoliberal: encurralaram os manifestantes como se fossem animais (foto lateral direita) e transportaram-nos para centros de detenção. As pessoas sabem que as suas vidas estão a ser vendidas pelo capital financeiro, mas, na América, no coração do centro capitalista, não há polícias com salários em atraso, há competência no desempenho das funções para que foram arregimentados. Um dos graduados da Policia, num acto de cobardia inominável usou mesmo uma pen que expele gás pimenta contra um grupo de mulheres. Este é um acto criminal, o policia foi identificado por um blogger, trata-se do italo-americano Anthony Vincent Bologna (fotomontagem abaixo), e o perigoso cão-de-guarda será certamente alvo de processo judicial por agressão com a intenção deliberada de causar danos físicos com arma proibida



* Olhos que não veêm, corações que não sentem: "Os orgãos de informação norte-americanos silenciam o episódio à opinião Pública"

* Movimento de Ocupação de Wall Street: Seus objectivos, Processos e Significados Politicos: "Sob a actual forma do regime capitalista não existe forma de acumulação de capital fora da política"
.

1 comentário:

Anónimo disse...

por cá, populaça em fúria dirige-se hoje a partir das 16h. em direcção ao estádio José de Alvalade para resgatarem presos de delitro pó e beer, em seguida caminhada até Oeiras para libertação do seu mentor morais das garras da justiça corrupta.

quase... quase...