Pesquisar neste blogue

quinta-feira, dezembro 29, 2011

a Acusação contra a Reserva Federal

"The Case Against the FED" é um livro de 1994 escrito por Murray N. Rothbard que tece observações críticas sobre a Reserva Federal dos Estados Unidos, o consórcio de bancos privados que detém o poder legalizado de emitir as reservas fraccionárias de dinheiro produzido em dólares e depois distribuido pelos Bancos Centrais em geral. No livro detalha-se:
1. a história da Banca emissora de reservas fraccionais e a influência que os Banqueiros sempre têm tido sobre a politica monetária nos últimos séculos, especialmente desde a fundação da sua versão contemporânea em 1913.
2. Rothbard explica que a afirmação de que o sistema de Reserva Federal está desenhado para lutar contra a inflação* é um sofisma. O autor explica que, dado que a inflação de preços se deve apenas a aumento da oferta de dinheiro e só os bancos aumentam a oferta de dinheiro, os Bancos, incluindo em primeiro lugar a Reserva Federal, são a única fonte de inflação. (Enquanto ao contrário na Europa se afirma que o BCE, que recebe créditos em dólares, tem como única função controlar a subida da inflação!)
* Aquilo que vulgarmente se considera inflação, quer dizer, o aumento dos preços dos bens, não é mais que um sintoma de inflação, e não a inflação em si própria. Esta nasce da criação de dinheiro (ficticio) sem correspondência com qualquer valor real dos bens produzidos (1)

O livro está traduzido em espanhol em versão autorizada e disponivel em pdf no google.docs

a Falácia do Mercado Livre

A invenção dos Bancos de Reserva Fraccional (originalmente uma vigarice, já que o contrato de depósito irregular não impõe obrigações de custódia de valores equivalentes em ouro ou prata) permitiu aos Bancos Privados emprestar o dinheiro dos seus depositantes ao mesmo tempo que lhes garantia a sua disponibilidade, confiando em que apenas uma fracção destes depositantes exigiriam a devolução do valor das dívidas. Desta forma se passou a confundir um contrato de depósito com um um sistema mutualista que se expande com base na massa monetária criada em forma de pirâmide de Ponzi.
Não existem dúvidas que, com a centralização e cartelização do sistema bancário através de Bancos Centrais que detêm o monopólio de emitir dinheiro de circulação legal, a possibilidade de criar dinheiro fundamentado em dívida (moeda fiduciária ou dinheiro fiat) se multiplicam por um crescimento exponencial eterno - logo insustentável.
Á medida que os Bancos Centrais começaram a gerir todas as reservas (principalmente o ouro) desapareceu a disciplina de mercado que impunha a possibilidade dos depositários exigirem o reembolso imediato das suas poupanças depositadas. Face à ausência de um mercado livre de emissão de dinheiro (2) o cálculo económico dos preços reais (no Mercado) do dinheiro é falseado com extrema facilidade pelo conluio das autoridades políticas que gerem a coisa pública com as instituições de planificação monetária privadas(3).

(1) o Ouro como Dinheiro. Como é sabido o padrão-ouro foi descartado do valor do dólar em 1973 pela administração Nixon, passando a partir dessa data o dólar a ser criado e emitido livremente pela FED sem qualquer correlação com valores reais dos bens. O senador conservador libertário Ron Paul (autor do best-seller "END THE FED") é o único candidato presidencial que tem questionado e pedido insistentemente uma auditoria à competência monetária dos Estados Unidos; e por causa disso tem igualmente sido ferozmente marginalizado pelos media. Foi também por questionar este problema - a liberdade de emissão de dinheiro por um monopólio privado de banqueiros, e não pelo controlo das autoridades governamentais eleitas - que John Fitzgerald Kennedy foi alvo de uma conspiração.
(2) De acordo com as politicas neoliberais em voga, comparar esta tese com "a Teoria dos Ciclos de Negócios da Escola Económica Austríaca" (na Wikipedia)
(3) Segundo o pasquim Correio da Manhã, na sua secção de sexo e outras actividades lúdicas fracturantes...

... o presidente do Banco Espirito Santo, Ricardo Salgado, viajou para o Brasil onde vai dar "uma festa inesquecivel para os amigos. Consigo viajaram a esposa Maria João e a amiga Rita Cabral companheira de Marcelo Rebelo de Sousa..." (que viajará mais tarde para se juntar ao reivellon). Recorde-se que o Professor Marcelo é uma eminência parda ligada ao lobie neocon no poder que durante anos a fio nas televisões tem trabalhado sondagens e promovido ou despromovido personagens na politica ao sabor dos interesses dos seus amigos.

* Efeméride: Naquele tempo, a opinião pública ficava irritada por ver uma putéfia amante do Rei dedicar-se à grande política. Mas em 1753, por volta do Natal, já promovida a Madame de Pompadour a marquesa adquire o Hotel d’Evreux, conhecido actualmente por Palácio do Eliseu, a sede do governo francês, ao qual toda a opinião pública reconhece autoridade legitimada. Ou como dizia o outro: toda a propriedade é um roubo... (para ler aqui)

"A apresentação do jovem Mozart a Madame de Pompadour em Versailles em 1763"
Vicente de Paredes, Österreichische Nationalbibliothek
.

2 comentários:

Anónimo disse...

ron paul.....o candidato de nesara?

xatoo disse...

já agora,
para quem não conhece:
Nesara (National Economic Security and Reformation Act), "Lei Nacional de Reforma da Segurança Económica"
aprovada secretamente por Bill Clinton em 1993
http://en.wikipedia.org/wiki/NESARA