Pesquisar neste blogue

sábado, dezembro 24, 2011

EDP de candeia na mão à procura de dinheiro fresco

(Portugal falido)

Os trabalhadores da EDP criticaram a venda de 21,35 por cento da empresa aos chineses da Three Gorges Corporation "por constituir uma venda prejudicial do património público nacional e violação da obrigação e dever do Estado de defesa da soberania e interesses superiores do nosso país" e também por "sacrificar simultaneamente os direitos dos seus trabalhadores e os direitos dos consumidores portugueses"

Os que tem empregos estáveis numa grande empresa nos tempos que correm são uns trabalhadores privilegiados. Não lhes ocorre que há muitos anos que a "soberania nacional" anda a ser delapidada pela impossibilidade de concorrência das pequenas empresas desprotegidas e abandonadas pela Banca e pela politica do Estado em benefício do crescente monopólio das grandes corporações transnacionais. O resultado é o que se conhece com o actual indice de desemprego. Primeiro levaram uns e eles não disseram nada, depois vieram buscar os outros. Chegou a vez dos privilegiados da EDP, que não são mais especiais que os da Groundforce, da Delphi, da Opel. A crítica é absurda - a EDP tem 7243 trabalhadores em Portugal, mas a EDP a nivel global (no EUA, Canadá, Brasil, UK, Polónia, Roménia e Espanha, dá trabalho a mais 4839 pessoas, a maior fatia no Brasil onde o salário é bem mais baixo e tem potencial de crescimento (a EDP é a 3ª maior do mundo no sector das eólicas). Além do mais as tarifas obcenas que pagamos não são determinadas pela EDP mas pelo mercado detido pelos accionistas. A globalização é isto, (a Salvador Caetano deslocalizou o fabrico de autocarrros para a China) nada mais natural que a empresa Estatal Chinesa Three Gorges pretenda tirar partido das estruturas que estão montadas. Por esse acesso pagam um cheque de 8,7 milhões!

- um valor que os trabalhadores portugueses da EDP não zelaram por angariar, não ousaram controlar administrativamente e impedir que os capitais que representam trabalho português acumulado fossem investidos na exploração de estrangeiros, ao invés de o ser em Portugal, em benefício dos consumidores nacionais, que têm visto as facturas da energia constantemente a aumentar. Para a elite dos trabalhadores alienados pelas ilusórias promessas burguesas, enquanto houve (ou houver) aumentos nos seus rendimentos a titulo individual, está tudo bem, ainda que o dinheiro seja procedente da exploração desenfreada de outros povos. Agora sobressaltam-se com a eventualidade da entrada de outros trabalhadores (no caso os chineses) em clubes até aqui exclusivos, nós todos como trabalhadores na divisão internacionalizada global do trabalho.

"Nós: não é uma posição ou uma essência, uma "coisa" que declarámos ser pública. O comum não é o nosso fundamento, é a nossa invenção incessantemente recomeçada (...) o comum está diante de nós, sempre, é um processo e um devir (...) Retomar o comum, é reconquistar não uma coisa coisa mas um processo constituinte, quer dizer o espaço onde ele se pode dar." (Antonio Negri, dixit)
para que se compreenda o que Passos Coelho quis dizer quando sugeriu que os que não se safam aqui se fossem safar para outro lado. Serve o barrete igualmente à dona Aiveca do Bloco dito de Esquerda samalequeando contra o Estado português que faz "negócios com a ditadura" chinesa. A propósito de revisionismos ao marxismo, ao menos um, que não o do pró-capitalista social democrata BE, que seja mais útil e não decadente; a República Popular da China assumiu o jogo capitalista no tabuleiro onde se joga a economia global; porém no plano interno subsiste um núcleo primário de economia centralizada em estrito benefício do povo chinês, povo que se organiza e se estrutura no Partido Comunista. Se assim não fosse, se não obtivesse vantagens de uma forma superior de organização social planeada e centralizada, a China já teria sido varrida para o mesmo destino da URSS.

o famoso discurso final do Ditador que acaba por transmitir uma esperança para o futuro da humanidade "peço desculpa, eu não quero ser Imperador, não é o meu ramo de negócio, não pretendo regular ou conquistar quem quer que seja..."

4 comentários:

Anónimo disse...

a china é comunista?não me parece,dr.

Anónimo disse...

COMUNISTA era o judeu do Stalin que mandou seus filhos para guerrae,qdo morreu,tinha as faturas da água e electricidade nos bolsos.Já agora,Oscar Niemeyer e Fidel Castro...

Anónimo disse...

E Aleka Papariga!

xatoo disse...

Anónimo da 1:47
não tenha dúvidas, caro estagiário.
o sistema politico da República Popular da China organiza-se pelo PCC - que tem 80 milhões de militantes - dá para entender a dimensão da coisa?
e é uma sociedade perfeitamente democrática, onde as minorias são ouvidas e a sua opinião respeitada. Veja por exemplo esta peixeirada, da qual no Ocidente se fez um alarido extraodinário sobre "revoltas na China"
http://www.reuters.com/article/2011/12/21/