Pesquisar neste blogue

terça-feira, agosto 07, 2012

Cisco e Skye no Purgatório

No princípio era a mitologia de Adão e Eva no Paraíso. “Adam” é o termo em aramaico para “aquele que é feito de barro”. Olhem, que perfeição de corpos: ela esbelta e esguia, ele com este corpo atlético, os músculos perfilados... São necessariamente estereótipos alemães. Muito tempo depois ali chegaram os semitas ditos israelitas e disseram que antes da costela Eva ter sido extraída, existiu uma tal Lilith. No final (do grego ómega) um casal norte americano – Cisco e Skye – esperam dramaticamente em cuecas pelo fim do mundo, anunciado como espectáculo em simultâneo por todas as televisões do mundo, numa remake da hecatombe anunciada pelo calendário Maia, apocalíptico quanto baste pelo santinho João dos evangelhos. O filme (4.44 Último Dia na Terra) de Abel Ferrara, nesta parábola sobre o fim da vida no planeta Terra, apresenta-nos um casal com um ar minimamente civilizado. É evidente o erotismo que se desprende de ambas as figuras... ela tão feminina... ele tão masculino... Sabem que em breve chegará a tentação... o Amor, a salvação do Mundo. Só podem ser franceses; mas, a serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto. Só podem ser ingleses of course. Enfim, europeus de qualquer modo. Mas não nos iludamos. A idiossincrasia tramposa dos seres feitos de barro é a mesma de sempre. Amén.

("Adão e Eva", óleo sobre tela, 420x300)

Depois do fim, chegou o Passos Coelho - que nos seus idos de estagitário na Jota tinha visto o quadro original em Madrid no Prado: "Reparem bem: não têm roupa, não têm sapatos, não têm casa, só têm uma triste maçã para comer... não protestam e ainda pensam que estão no Paraíso. Não tenham a menor dúvida, são portugueses!"
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Está o baile armado, com data prevista e tudo:
http://www.noticias24.com/internacionales/noticia/42143/prensa-israeli-dedico-sus-portadas-a-un-posible-ataque-militar-de-israel-contra-instalaciones-iranies/

Continuação de boas férias!