Pesquisar neste blogue

quinta-feira, agosto 07, 2014

o Pote do Coelho e a Pipa do Barroso - 26 Mil Milhões pra lá, 26 Mil Milhões para cá

os governos mentem sobre o endividamento público e a falsa "oposição" é candidata a assumir as mentiras.

A "pipa de massa" de 26 mil milhões que pela mão de Barroso agora se diz irá chegar da Europa nos próximos sete anos,,, é exactamente igual aos 26 mil milhões a pagar ao Fundo que faz parte do plano de resgate da Troika, cujo presidente, o alemão Klaus Redling se mostrava preocupadissimo ainda não há três meses.

Numa nota publicada no site do Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE) diz-se inclusivé que o sistema de alerta prévio que será agora (em Maio) activado para seguir (intervir nas) políticas em Portugal "está desenhado para assegurar que os países beneficiários são capazes de honrar as suas dívidas de acordo com o calendário definido". Na mesma nota, o alto responsável alemão reconhece que "o governo e o povo de Portugal merecem reconhecimento (cof,cof) pelo que alcançaram nos últimos três anos". No entanto, para que o país "honre" a dívida no futuro e para que o mecanismo europeu (que é suportado pelos orçamentos dos países da zona euro) possa recuperar os 26 mil milhões que emprestou nos últimos três anos (de facto apenas 1/3 dos 78 mil milhões da Troika), é preciso que as autoridades não sejam complacentes e não cedam a tentações políticas” - por exemplo, nem eleger algum actor a fingir que é de esquerda. O cumprimento integral do pagamento da dívida está portanto assegurado, uma vez que nem o Coelho, nem o Seguro nem o Costa ameaçam o esquema montado para confiscar aos portugueses, os bens públicos e todos os direitos constitucionais que lhes estão associados. Resumindo, Portugal recebe 26 mil milhões até 2020 mas tem de pagar 26 mil milhões acrescidos de juros de 3,4 por cento ao ano até 2040. Obviamente, o negócio deste tipo de cambalachos com o Euro é a cobrança dos juros

Na história do salvamento da falência do Banco privado Espirito Santo a linha de Credores constitui-se pela Troika; pelo Estado; pelo Fundo de Resolução e pelos Bancos privados. Esta "novidade" no caso do BES ultrapassa totalmente a anterior figura do " bailout". A verba de 4.400 milhões agora ali enterrada pelo Estado (dos 14.000 milhões disponíveis) deveria ter sido devolvida à Troika para ser a Troika a emprestar o dinheiro ao BES, amortizando a Dívida Pública. Mas, ao contrário, é o agravamento da dívida o que está a acontecer. O Governo empresta esse dinheiro a 2,95% e está a pagar esse mesmo dinheiro que deve à Troika a 3,4%. O valor do juro a cobrar ao BES-BOM nunca deveria ser inferior ao que nós temos a pagar a troika. É um insulto à inteligência dos Contribuintes.

1 comentário:

Bate n-avó disse...

"(ver gráfico do IGDP da evolução dos juros da dívida)"...
Não funciona!
Agradecido.