Pesquisar neste blogue

sexta-feira, abril 15, 2005

os Blogues como alternativa à desInformação

O livro de Dan Gillmor "We the media - Grassroots journalism by the people, for the people" já tem tradução portuguesa, editada pela Presença com o título "Nós, os Media"

Os grandes Media como jornais, canais televisivos, rádio, geralmente propriedade de monopólios, começam a ver os seus poderes ameaçadosCom conteúdos destinados na sua maioria a pessoas consumidoras passivas de informação, os jornalistas e os Media tradicionais, estão a perder o monopólio dessa informação. Pessoas anónimas munidas das ferramentas proporcionadas hoje pela Internet produzem e põem a circular uma massa crescente de informação. Feito jornalista, o cidadão mobilizado em torno de causas e interesses específicos traz a público questões ignoradas pelos grandes Media.Nesta nova forma de “Jornalismo de Base” Gillmor analisa a forma como, através dos chats, fóruns, emails, SMS, wiki, e acima de tudo os WEBLOGS, se formou toda uma corrente de cidadãos que empreendem as suas investigações, elaboram as suas próprias noticias, e escrutinam a par e passo o trabalho dos jornalistas, assinalando erros, suprindo omissões.“Os leitores sabem mais do que os jornalistas” constata Gillmor. Devem por isso ser chamados a participar cada vez mais na produção de noticias.
Os capítulos de “Nós os Media” foram disponibilizados no weblog de Dan Gillmor, e os leitores corresponderam com dezenas de comentários e sugestões úteis.
“Nós os Media” interroga-se mesmo sobre o impacte social e politico desta corrente num futuro próximo. A possibilidade de qualquer um produzir informação dará voz a pessoas que a não têm tido – sublinha Gillmor, e “a emergência do cidadão-jornalista” vai obrigar-nos a prestar-lhe mais atenção. “No final, poderão ajudar a um renascimento da noção, agora ameaçada, de uma cidadania verdadeiramente ameaçada”
Devido às consequências da crescente facilidade com que se acede à Internet e às ferramentas que ela disponibiliza a custos reduzidos, invertendo os papéis, esta nova revolução tecnológica, permite que os utilizadores passem a ser eles próprio produtores de notícias e outros conteúdos, dando origem a uma espécie de «JORNALISMO CÍVICO DE BASE»

A versão online em inglês continua disponível gratuitamente AQUI

Sem comentários: