Pesquisar neste blogue

quinta-feira, abril 14, 2005

A propósito da inauguração da Casa da Música

Sines

“A Casa não pertence apenas ao dono, pertence tambem a quem a olha”
provérbio chinês

Nem a despropósito, surgiu em Inglaterra a ideia de distinguir os Mamarrachos Urbanos com Placas de identificação dos arquitectos seus autores e, ao limite, entrar na era das demolições. O Thistle Tower Hotel fronteiro á Ponte da Torre de Londres é um dos edifícios que a “English Heritage” ( o equivalente ao nosso IPPAR) e o RIBA (Royal Institute of British Architects) gostariam de ver demolidos.
A nossa paisagem urbana já de si muito má, terá de comportar ainda toda a espécie de incursões que nos são tradicionalmente estranhas, numa colonização cultural que apenas faz prevalecer os interesses privados do Capitalismo Selvagem?
Não nos bastam já os interesses corporativos do Pato-bravismo para degradarem os centros históricos das nossas cidades?
No caso vertente,,, no Porto, se a propósito do 1ºnão há contestação muito visivel(excepto a de Rui Veloso), já a propósito do 2º mamarracho que o BancoPortuguês de Negócios quer construir para rivalizar com a CdM tapando-lhe a vista envolvente, nasceu um movimento popular para impedir a sua construção: pode ver a petição AQUI e subscrevê-la enviando um email para: defesadopublico@gmail.com

O Canal de Tv Channel 4 está a organizar um programa intitulado “Demolition” que vai para o ar no próximo Outono,,, mas isso é na Grã-Bretanha um país (“atrasado”) onde a propriedade do solo pertence ao Governo e ao Estado, dificultando assim pela via dos trâmites legais para aprovação, os atentados urbanísticos.
Na grande Paris e na Holanda, já surgiu uma Lista Negra de arquitectos e o método das demolições já está a ser implementado na prática.

Sem comentários: