Pesquisar neste blogue

quinta-feira, setembro 01, 2005

IV Reich - Deus, Totalitarismo e Barbárie



1 - A ordenação divina é uma ideia muito perigosa, especialmente se combinada com potência militar (os Estados Unidos têm 10.000 armas nucleares, bases militares numa centena de países diferentes e navios de guerra em todos os mares). Com a aprovação de Deus, não há necessidade de critérios humanos de moralidade. Qualquer pessoa que hoje invoque o apoio de Deus poderia envergonhar­‑se de recordar que as tropas de assalto nazis tinham escrito nos seus cintos «Gott mit uns» («Deus está connosco»).
in:
"O Poder e a Glória: Mitos do excepcionalismo americano"
por Howard Zinn, traduzido da "Boston Review", aqui.

2 - As cenas de barbárie e desordem em New Orleans, no rasto do furacão Katrina (fenómenos cada vez mais frequentes por via do Aquecimento Global) naquele que seria suposto ser o "melhor país à face da Terra", roçam o inacreditável. Centenas de milhares de pessoas evacuadas,inundações catastróficas provocadas pela ruptura de diques de contenção das águas do mar, centenas de mortos,falta de alimentos e medicamentos, pilhagens de lojas e de supermercados com o beneplácito tácito da Policia, roubo de Armas, Grupos de Combate especiais do Exército patrulhando as ruas com ordens para abater ladrões num cenário dantesco, falta de Energia, explosões de gás que provocam incêndios, proprietários de caçadeiras em riste defendendo as suas propriedades, enfim, o fatal massacre dos Media martelando sistemáticamente na tecla da desgraça. Uma transeunte desabafava para uma cadeia de televisão: "Esta tragédia fez-me repensar o meu relacionamento com a Natureza". Deveria sugerir aos seus dirigentes politicos que repensassem igualmente o seu relacionamento com Deus, mas antes disso e, principalmente com os compromissos a assumir no âmbito dos Protocolos de Quioto.Que mais será preciso acontecer para se questionar este modelo de desenvolvimento, neste tipo de Sociedade cada vez com maior complexidade, sem bases de sustentação sólidamente implantadas?

3 - No Iraque, em dia de manisfestação religiosa Xiita, e em vésperas do referendo para a aprovação da "Constituição" redigida pelos ocupantes americanos, bastaram alguns gritos de alarme sobre a presença de um eventual bombista suicida Sunita para o resultado do terror ser semelhante aos cataclismos naturais. Do pânico gerado resultou quase um milhar de mortos.
Nos Estados Unidos, depois do episódio de Cindy Sheenan, apela-se já abertamente ao "impeachement" do Presidente:
http://www.votetoimpeach.org
e Ramsey Clark convoca os novaiorquinos para grandes manifestações anti-Bush no próximo dia 23 de Setembro aquando da visita do Presidente à séde das Nações Unidas onde irá apelar para uma nova resolução do Conselho de Segurança que determine o envolvimento de tropas internacionais de reforço à ocupação do Iraque, tentando uma vez mais transformar a ONU naquilo que ela afinal de forma mais ou menos encapotada sempre foi - uma marioneta do imperialismo dos Estados Unidos e um instrumento para a prossecução da sua hegemonia.

Sem comentários: