Pesquisar neste blogue

quinta-feira, junho 01, 2006

Como fazer uma contra-reforma educativa – para uso exclusivo de neoliberais nos governos

Parece que andam por aqui alguns liberais que querem que o Estado financie as escolas privadas escolhidas pelos pais com um cheque ensino»

“Se não houver penalizações e represálias contra os alunos, estes deixam de ter grandes motivações na hora de estudar”. Têm razão. Aqui está um projecto para deixarem às gerações de estudantes vindouras:

1 - Reintrodução do castigo corporal aos alunos – voltar ao castigo físico introduzirá o Medo como método de estudo. Alguém duvida que o medo e a dor não geram stress suficiente para estudar mais e consumir mais anfetaminas?
2 – O Aluno como Mercadoria - a Escola é hoje sem dúvida uma Fábrica que produz objectos em série com a forma de trabalhadores especializados,,, e porque não?,,, que acabem sendo as componentes imprescindíveis para explorar o mundo. Por sorte, o número de alunos fracassados também é necessário, dito de outra forma: Defeituosos. Na sua ausência quem habitaria os bairros de marginais? Quem consumirá a droga que os cartéis importam? Quem trabalhará nos modernos condomínios de luxo como operários indiferenciados? De onde sairão os soldados das nossas gloriosas Forças Armadas assalariados como mercenários?
3 – Stock de Alunos – por vezes o mercado laboral não pode absorver todos os alunos que o sistema educativo produz. Tal facto não é relevante, pelo contrário, assim baixarão de preço.
4 – Alunos de Ensino extra-Laboral - aconselha-se vivamente a sua extinção incondicional. Para quê mantê-lo?,,, se quando o aluno voltar a casa fôr à hora de dormir, sem ter qualquer hipótese de ver Televisão?
5 – Ensino Espiritual – Este ponto é fundamental. As práticas serão rigorosamente obrigatórias, onde o aluno se iniciará na liturgia de passar, antes das aulas, por uma caixa registadora.

Sem comentários: