Pesquisar neste blogue

domingo, junho 04, 2006

"Fidel Biografia a duas Vozes" o livro de Ignacio Ramonet

"o Meu Livro Dirige-se Às Novas Gerações"

“O meu livro dirige-se às novas gerações que não tiveram acesso ao pensamento, à obra de Fidel Castro e que têm dificuldade em conhecê-los devido à muralha de mentiras, de calúnias e de críticas sistemáticas respeitantes à Revolução Cubana, particularmente na Europa”, afirmou o jornalista Ignacio Ramonet, no decurso de um encontro com a imprensa em Havana, 6ª feira, 19 de Maio.
O enorme volume apresentado em Cuba há alguns dias com o título “Cien Horas com Fidel” {Cem Horas com Fidel} já é um fulgurante sucesso de livraria em Espanha, onde a Mondadori {colecção Debate} o publicou sob o título “Fidel Castro, Biografia a Dos Vocês”. Uma primeira edição de 12.000 exemplares está esgotada e uma reedição está em curso. “Em Espanha, alguns leitores disseram-me que não faziam ideia do que pensava Fidel Castro, porque os media espanhóis falavam dele frequentemente, mas nunca lhe davam a palavra”, contou Ramonet.
O autor, director do Monde Diplomatique, o respeitável jornal mensal publicado em Paris, de indole social democrata, faz notar como “um dos perigos para um profissional que entreviste Fidel é o de se deixar fascinar pela personagem. Ele tem uma personalidade fascinante para um jornalista da minha geração”, confessa. “É uma testemunha, um actor e um protagonista de factos históricos tão consideráveis que evidentemente há, ou pode haver, uma espécie de fascínio”. Consciente deste perigo, dirigiu-se a vários dos seus amigos---alguns personalidades muito conhecidas citadas no livro--- “e perguntei-lhes, se tivessem oportunidade de falar com Fidel Castro, quais seriam as questões indispensáveis que lhe colocariam. O meu compromisso moral foi colocá-las no livro…e elas lá estão!”

Continue a ler:"O Meu Livro Dirige-se Às Novas Gerações" onde Ramonet afirma - "uma das Personalidades Mais Censuradas É Fidel"

Sem comentários: