Pesquisar neste blogue

sexta-feira, outubro 12, 2007

“Porca miséria, aquele cristo parece um esparguete enrolado na cruz”
Anónimo, século XXI

Os garotos são uns mentirosos, vocês não acreditem em nada do que eles dizem – são uns aldrabilhas. Só vão lá por via de tabefe”, qualquer coisa como isto confidenciava em 1917 o emprenhador, que não o vadio do espirito santo, de cuja seiva se pariram os “três pastorinhos”, aliás “os três promitentes santinhos” por via de se inventar um milagre que venha a parecer milagre. Este mundo é feito de mentiras (o ataque simulado ao Maine em Havana na 1ª guerra imperialista, o ataque consentido de Pearl Harbour, ou o 11 de Setembro como pretexto para novas guerras); Porém, as tramas irreais que os homens inventam têm consequências bem reais. Da mesma forma que o obscurantismo da época da 1ª Grande Guerra procurava encobrir as razões porquê se enviavam milhares de soldados para sucumbirem servindo de dique humano aos inimigos dos interesses de outrem que vistos daqui de longe ninguém enxergava,,, assim hoje também são precisos novíssimos milagres, desta vez pelo contrário e igual aos anteriores de desaparição, de ocultação das causas que nos remetem novamente para uma vida precária, de miséria, iliteracia e crendice.

Alegrai-vos. Hoje é dia de festa; virão Suas Excelências, o Padre, o General-em-Chefe, menos o Banqueiro que prudentemente no Oculto da bolsa se refugia – na semana mundial da Amamentação, que quase passou despercebida, que a mãe Santa vos estenda a teta do Estado neoliberal que, embora se vá finando galopantemente, vos continua a dar de mamar a todos despudoradamente. Sic Gloria, Transit Mundi.

E tanto já me afastei
dos caminhos que fizeram,
que de vós todos perdido
vou descobrindo esses outros
caminhos que só eu sei.

Veio a guarda com a lei
no cano das carabinas.

Cercaram-me no montado;
puseram joelho em terra;
gritaram que me rendesse
à lei dos caminhos feitos.
Mas eu olhei-os de longe,
tão distante e tão de longe,
o rosto apenas virado,
que só vi em meu redor
dez pobres ajoelhados
perante mim, seu senhor.

Gente chegou às janelas,
saíram homens à rua:
- as mães chamaram os filhos,
bateram portas fechadas!
E eu, o desconhecido,
o vagabundo rasgado,
entrei o largo da vila
entre dez guardas armados:
- mais temido e mais amado
que o deus a que todos rezam.

Manuel da Fonseca,
in “Cerromaior”
.

Sem comentários: