Pesquisar neste blogue

quarta-feira, outubro 15, 2008

O eterno retorno criminal

Quem é o Príncipe? o Princípe é uma clara alusão ao livro de Maquiavel que justifica a astúcia desleal e a prática do homicídio na luta política – é um sujeito colectivo misterioso, uma espécie de Santíssima (e Malvadíssima) Trindade: são três pessoas – o Político, o Empresário e o Mafioso, porém só uma delas é verdadeira. Salvo durante o período do fascismo, em que mostrou o rosto sem máscara, o Príncipe sempre tem actuado fora de cena, nos bastidores. Segundo a situação histórica o requer, a figura sempre foi representada por elementos da Maçonaria, da Igreja Católica, mais modernamente por actores dos serviços secretos.
O Príncipe perdura graças à impunidade e ao esquecimento gerido pela repressão, que sempre é forjada em seu redor, graças à eficácia da comitiva que lhe integra a corte e a aquiescência de uns quantos cidadãos que lucram com as pequenas intrigas que pendem sobre os súbditos submetidos à chantagem política. O Príncipe existe pelo sistema instalado da obtenção de votos a troco de favores.

“Il ritorno del Principe” ou a Criminalidade dos Poderosos
de Lodato Saverio - Scarpinato Roberto
* ver recensão em castelhano no Tlaxcala

"a Morte de Holofernes"

Tranquiliza-te! Não temas em teu coração, pois nunca fiz mal algum a quem estivesse pronto a servir o Rei/ Deus fez muito bem em te mandar antes do povo, a fim de que possas entregá-lo nas nossas mãos/ O coração de Holofernes agitou-se, porque ardia de paixão por ela/ alegrou-se grandemente por tê-la junto dele, e bebeu vinho como nunca tinha bebido/ Senhor, dai-me força neste momento! - eis a cabeça de Holofernes, marechal do exército/ Na insolência de seu orgulho, desprezava o Deus de Israel (citado da Bíblia)
.

Sem comentários: