Pesquisar neste blogue

domingo, setembro 27, 2009

sondagem à boca das urnas

19 horas. Ainda não se viram livres do último eleitor e já começaram nos bastidores, como habitualmente (se não antes) as congeminações para a formação de um governo de bloco central com o alto patrocinio do ex-militante oriundo do PSD actualmente na presidência da república. Com o bondoso programa de resolver a crise em nome do que disseram a maioria dos portugueses. Para já parece que a abstenção diminui, o que é bom para os promotores do negócio eleiçoeiro. É indispensável que existam figurantes contabilizáveis com abundância e espírito easy-bronco para se encarneirarem de novo quando lhes comunicarem as (mais uma vez) novas decisões de austeridade feitas em seu nome.

Da natureza de classe se vê de imediato os objectivos de cada componente do espectáculo mediático e a atenção e o dinheiro que lhes são dispensados - uma panóplia de charriots, girafas elevatórias com câmaras televisivas em frente da porta do luxuoso hotel Sofitel-Avenida aguardam pela lider e sequazes do PSD para o show-off do anúncio dos resultados:

por contraste com os austeros três carros de exteriores em frente da séde do PCP:

enquando o populista PS se preveniu de meios de propaganda ambulante de grande efeito para arrebanhar incréus nas arruadas. Na verdade são apenas algumas dezenas de figurantes que aparecem no local, mas visto em televisão do cu de judas parece ter acontecido um grande evento...

em actualização:

* 3,5 milhões de portugueses, ou seja, aproximadamente 40% de 8,6 milhões de eleitores recenseados, não votaram. Se, como disse Nuno Ramos de Almeida, "A legitimização da democracia não é feita por “acertar” (no ganhar ou perder), mas por envolver a maioria das pessoas, na decisão de um destino comum". Assim sendo, a maioria dos portugueses aqui não decidiram nada; os trabalhadores e a classe média, saíram mais uma vez derrotados no seu conjunto. É preciso radicalizar a luta fora da cena eleitoral

* Abstenção recorde; é simplesmente vergonhosa a forma como se omite a elevada abstenção nas contas dos resultados

* fiasco: os dirigentes do PS mandaram distribuir 100 bandeirinhas no largo do Rato. Recuaram quando perceberam que era escassa a populaça que regorgitou no local para as "comemorações"
.

Sem comentários: