Pesquisar neste blogue

quarta-feira, dezembro 16, 2009

do estado do Estado (de classe)

Ontem o Benfica tinha uma divida astronómica, estava falido. Já a noite ia alta quando em assembleia geral os sócios anuiram que se desse um jeito nos livros das contas e se fizesse umas transferâncias de nomes; e hoje de manhã já não deviam nada.

A avaliar pela suave quietude social no clube Portugal, espera-se decerto que Sócrates, o grande lider da agremiação popular cá do sítio, possa também “dar um jeito” no estado das contas e retirar o país da situação de falência em que se encontra. Porém neste caso a incerteza subsiste por se saber que apenas um certo número limitado de militantes "socialistas" votaram para ter este directório partidário no P"S". É como no Benfica, votam meia dúzia de sócios, mas o resultado influencia toda a prática desportiva nacional.
A palavra chave aqui invisivel é “desporto” porque o futebol não representa a totalidade das actividades desportivas; na mesma proporção, o “voto” gerido pelo Estado burguês, em nome da classe dominante, deixa deliberadamente de fora uma grande maioria de representações. Representados ou não, certo certo é que o défice crónico português - aquilo que compramos ao estrangeiro a dividir por cada um dos 10 627 250 residentes em Portugal - significa qualquer coisa como 5756 euros por ano a pagar com os rendimentos de cada um! Isso, e mais os juros devidos, é conseguido pela politica de espólio do valor do trabalho na equação capitalista

o Coro dos Escravos – Verdi - Berliner Phil & Rundfunkchor Berlin - Claudio Abbado

Sem comentários: