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terça-feira, março 02, 2010

"não retiro nada do que disse"...

porque eu nunca soube de nada. Não fiz parte da decisão politica que optou pela desmontagem do Estado Social; somos social democratas, não tenho nada a ver com o governo Socialista

a Grécia com 0,3 biliões de euros de capital em risco pode ser salva mediante uma intervenção concertada entre vários Estados; Fala-se no risco de falência dos PIG´s como se fossem todos iguais (Portugal, Italia, Irlanda, Grécia e Espanha); ora bem: mas quem salvará um país economicamente gigante como a Espanha ou a Itália? ("o Euro a Duas Velocidades")

No assunto do dia, a Educação, a pedra-de-toque do sistema, que vem puxada a titulo de jornal, crónica e editorial, lê-se que "a quebra de natalidade fez diminuir o número de jovens (ter um filho é dispendioso; honesto é que esta geração não pretenda ter filhos precários), mas apesar disso, entre 1998 e 2008 mais 36 mil alunos passaram a frequentar o ensino privado, enquanto no mesmo periodo a escola pública perdeu 135 mil alunos"(Público). É uma marca de classe; contrariando a liberdade de escolha e o mérito demonstrado no que se aprende, viciando a formação social, não "se deixa os putos em sossego" (Roger Waters); só aprenderão a possibilidade de obter formação profissional rentável (de acordo com as "necessidades do mercado") aqueles sortudos cujos papás tiverem dinheiro para pagar os cursos. Nos EUA o banco empresta com juros, que emigrem, ou importem o sistema.



Depois de pensar nestas coisas, o comentador P.Lomba dá a volta ao texto e exorcisa-se recitando a apologia do provérbio popular "quem nasce pobre tarde ou nunca se endireita", assim: "Na Europa os portugueses estão no fim da tabela no que respeita à ascenção de classe. Isso significa que a condição de pobre ou remediado por cá é persistente ou imutável. Só à custa de um acaso (hellas, o euromilhões, entre nós uma das receitas mais elevadas da Europa) é que uma pessoa pode acabar por se libertar do meio onde nasceu". Segue-se a lenga lenga do "projecto que requer uma educação mais diferenciadora, responsabilizadora e aberta". Mérito na possibilidade de ascenção dos melhores e Escola pública subsidiada pela Sociedade é que nada
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