Pesquisar neste blogue

segunda-feira, março 15, 2010

o nosso querido amigo Bibi

A propósito da visita de Biden ao Médio Oriente relacionou-se aqui a filosofia do “destino manifesto” do imperialismo norte americano e o expansionismo do Estado racista de Israel – “estamos num momento de real oportunidade em que os interesses dos povos israelita e palestiniano têm mais afinidades que oposições” – foi a mentirola do discurso oficial de ocasião. De facto o que levou Biden a Telavive foi a concertação do cerco em marcha e do subsquente ataque ao Irão, o único regime no Médio Oriente que não é tributário do Ocidente na exploração petrolifera. A “ameaça nuclear” é um pretexto fantasma, assim como o foram as famosas “armas de destruição macissa” de Saddam.
Diz-se que foi a primeira visita de um mais alto responsável dos EUA da Era Obama a Israel. Claro que Obama não conta, de facto Biden é tudo menos um estreante nestas andanças; Como um dos mais antigos membros do CFR ele esteve já presente em Israel quando era um jovem senador com 29 anos e participou em meetings com a então 1ª Ministra Golda Meier e Yitzhak Rabin que se lhe seguiria no cargo. Chefiava “a missão de paz” norte americana dessa época o secretário de Estado judeu Henry Kissinger. Aliás agora por judeus, nunca é por demais lembrá-lo, embora Joe Biden passe por cristão evengélico da linha de São Pentágono, ele reclama ser descendente de um bisavô judeu iraquiano e foi nessa qualidade que reclamou ter direito a votar nas “eleições” pós invasão no Iraque em 2005. (e votou mesmo).

Foi nesta qualidade que Biden à chegada se dirigiu ao presidente Peres e ao actual 1º ministro de extrema direita Netanyahu, como “estou diante de nossos verdadeiros amigos, falando por mim pessoalmente por mais de três décadas, quando Israel conquistou o meu coração” (traduzido do discurso tornado público pela Embaixada norte americana em Telavive) “podes acreditar que foi assim há tanto tempo? estás a ficar velho Bibi” continuou o vice-presidente dos EUA dirigindo-se pelo nick-name a Benjamin Netanyahu na sua residência oficial. (fontes aqui e aqui). Pode-se acreditar que este grau de intimidade e subserviência perante um governo de fanáticos explica alguma dissidência sobre construções ilegais em territórios ocupados por décadas? nem pensar, a história é outra. Shimon Peres apelou para a expulsão do Irão da Assembleia das Nações Unidas (“a country "that calls for acts of terror" and "hangs people in the streets" cannot be a full member”) e insurgiu-se contra aquilo que chamou de apenas “sanções morais” contra aquele país. Biden respondeu assegurando que “os EUA estão determinados a todo o custo a impedir que o Irão venha a adquirir armas nucleares”. A partir deste ponto sucede-se uma grande azáfama de acções de contra-informação.

A secretária Clinton faz uma espécie de “ultimato” sobre o perigo que correm as relações bilaterais Israel/EUA, Netanyahu finge que tem medo e aceita suspender durante 2 ou 3 meses a construção de colonatos e Washington envia o secretário do ataque Robert Gates à Arábia Saudita prestar informações sobre o que se irá passar, enquanto Joe Biden derivou para a Jordânia para acalmar a dinastia hachemita do Rei Abdullah. Grandes manobras. Dos planos sobre o que se vai seguir é que ninguém sabe nada – excepto mais um dos actos de terrorismo verbal do presidente da seita israelita. Citando (do jornal I de hoje, pag 10, sem link) Shimon Peres: Ahmadinejad é um ditador. Tem a ambição de criar um império, tem uma organização terrorista e ameaça destruir Israel” (…) Obama tem um problema com a sua consciência (…) Ahmadinejad quer estabelecer a hegemonia Persa no Médio Oriente" (…) tão longe e tão perto… “a Faixa de Gaza está debaixo de domínio Iraniano!" - é isto um homem... de Estado?

* leitura recomendada: o artigo de James Petras "Iran War: American Military Versus Israel Firsters"

o lugar do Irão na geo-estratégia do Médio Oriente
(video do canal Telesur)


a América do Sul dispõe hoje em dia de canais de informação verdadeiramente mais livres que nós aqui na Europa. Não é lamentável que o velho continente, de onde em tempos partiu a ideia de iluminar o mundo, esteja hoje de novo submerso em trevas? que estranhos caminhos percorreu a teórica bondade iluminista para descambar nos crimes praticados pela máquina civilizacional imperialista? de facto o paradigma converteu-se numa nova cruzada religiosa
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Um dos grandes problemas do Xatoo (e já agora, de Chávez) é, para mim, seguir a lógica do "inimigo do meu inimigo, meu amigo é". O Irão de hoje não se recomenda. Lutar contra o fascismo no Médio-Oriente é lutar contra Israel, mas lutar também contra o Irão. A nível histórico, recordo as inúmeras alianças geo-estratégicas do género que subordinaram demasiados país à URSS, por exemplo.

Anónimo disse...

exacto xatoo, o circo está montado o irão vai ser o próximo alvo a abater.
e esse Bidon não o conseguem enviar de novo para o fundo do mar

xatoo disse...

1º a lógica do "inimigo do meu inimigo, meu amigo é"
será um pouco subvertida quando se sabe que houve (não se sabe se ainda continua a haver) um pacto secreto entre Israel e o Irão para estabilizar o Iraque (os dois últimos têm repartida entre si as maiores comunidades xiitas do Médio Oriente.
Anónimo das 4:14, isso altera "o grande problema do xatoo"? ou não?
2º ponto - as relações de troca entre os paises do 3º mundo e a URSS eram subtancialmente diferentes da lógica de exploração capital-imperialista, não lhe parece?

JOÃO JOAQUIM MARTINS disse...

ISRAEL É A ARCA ONDE ESTÁ O DRAGÃO DEPOSITADO.
ISRAEL EM PAZ, DRAGÃO APRISIONADO.
ISRAEL DETONADO, DRADÃO SOLTO.
DRAGÃO LIVRE – DILÚVIO DE FOGO.
CONFLITO ATÔMICO.
FIM DO MUNDO.
ESSA GERAÇÃO
CUIDADO!