Pesquisar neste blogue

domingo, setembro 23, 2012

A reunião da Quadrilha de Estado produziu apenas mais Mentiras


A facilidade de acesso a informação não condicionada pelos Media controlados pelo Poder acabou de vez com a credibilidade de políticos corruptos. É impossível continuarem a mentir-nos nos mesmos termos por mais tempo. Diz-se que da reunião dos Conselheiros de Estado não saiu nada. Mas saiu (além de Soares antes do fim para se dar ares de “esquerda”), e no comunicado saiu mais aldrabice da grossa: A esperança que o BCE resolva a questão do emprego fabricando e emprestando mais dinheiro aos bancos (e ganhando mais juros); a reconversão da TSU para aplicar o mesmo valor de impostos de outra maneira; a ideia que o (des)Governo está sólido e tem condições para continuar... e, finalmente, o peregrino desabafo engasgado de Cavaco de que "a crise acabou" sendo preciso continuar os planos de austeridade impostos pela Troika. É dificil encontrar tanto Mentiroso junto por metro quadrado, mas o que é um facto é que aconteceu… senão vejamos a realidade:

O juro composto (mais juros cobrados sobre juros) faz a Dívida Externa crescer muito mais rápida e exponenci- almente que a economia. Portanto, no caso de Portugal, para pagar essa dívida externa nacional o país teria de aumentar extraordinariamente as suas exportações e reduzir significativamente as suas importações. Teria de passar a registar substanciais excedentes comerciais durante mais de uma década, algo que o país nunca foi capaz de fazer desde, pelo menos, meados do século XX. Desde meados do século passado que Portugal nunca teve um excedente da balança de bens e serviços. E o défice comercial médio foi de 7,4% do PIB entre 1953 e 2010. Ora, para colocar a dívida externa numa trajectória sustentável, seria necessário que Portugal passasse a ter um excedente na balança de bens e serviços de cerca de 6% do PIB durante mais de uma década e uma taxa de crescimento de 4% ao ano. É irrealista esperar, no âmbito da União Económica e Monetária e com as regras vigentes da política de concorrência da União Europeia, que tal seja possível.

O que acontecerá se uma parte significativa da população continuar a dar ouvidos e a assimilar mentiras de aldrabões compulsivos colocados em altos cargos?, bem, "podemos ignorar a politica, mas a politica não nos irá ignorar"…

(fonte)
.

1 comentário:

Fada do bosque disse...

Olá xatoo,
Acho que a foto da quadrilha de Estado ficava mais adequada assim:

http://conversavinagrada.blogspot.pt/2012/09/conselho-de-estado-tambem-tenho-direito.html