Pesquisar neste blogue

terça-feira, setembro 16, 2014

Venha debater o BES, a queda de 20% do PIB motivada pela falência do banco e mais milhares de trabalhadores das empresas do grupo despedidos

o Novo Banco não conseguiu nem conseguirá pagar um juro de 9% sobre 4,9 mil milhões. Se o banco não for vendido no curto prazo, o risco para o Estado e para o sistema bancário será cada vez maior. Mas nem sempre foi assim: o Novo Banco poderia ter sido uma estória completamente diferente, se o Governo e o Banco de Portugal (BdP) quisessem. (in "Quem Tramou o Novo Banco?") 

o Novo Banco Prepara-se Para Não Pagar Depósitos.

Como estarão lembrados, o supervisor Carlos Costa, muito embora sem poderes para o caso (mas apoiado pelo presidente da república), mandou prover com 4,9 mil milhões de euros (700 milhões de taxas bancárias e 4,2 mil milhões do orçamento do Estado) o fundo de resolução do Novo Banco.

Aconteceu que, após um mês de direcção do Novo Banco pela equipa de Vítor Bento, já tinham saído desse Banco dez mil milhões de euros em depósitos entretanto levantados pelos depositantes. Ou seja, em pouco mais de um mês de actividade do Novo Banco, o fundo de resolução do banco bom (4,9 mil milhões de euros) já tinha desaparecido duas vezes, só para pagamento de depósitos de clientes!… (Luta Popular)

«É para partir isto tudo», diz o Pedro Santos Guerreiro, no Expresso. E explica: "Acabou-se a conversa, a estratégia, as borboletas e os ventos de mudança. O Banco de Portugal escolheu uma administração do Novo Banco para atar e pôr ao fumeiro. Não é gente melhor nem pior do que quem lá estava, é gente adequada à missão de vender. Uma tropa que entrará no banco como Chuck Norris entrava no Vietname para resgatar reféns, de pinturas de guerra e botas cardadas. Depois da chacina, cada um voltará à origem para beber Martini."

Sem comentários: