Pesquisar neste blogue

quinta-feira, março 05, 2015

Revolução 1 ponto 9 ponto17, um lembrete

Dizimada a Comuna de Paris (1817) da qual Marx sabia ser impossível uma vitória duradoura, a primeira tentativa de instaurar um governo operário organizado para a construção do Socialismo aconteceu assente na actualização da teoria marxista por Lenine.


Em 1917 as premissas necessárias para o Socialismo estavam então definidas.

1. Desenvolvimento da grande produção para suprir as necessidades do Homem pelo Trabalho acrescentado por maquinaria e meios técnicos – da qual resulta a formação do Proletariado industrial que se constitui como classe revolucionária.
2. Elevação da consciência da Classe Operária para a via do Socialismo.
3. Organização de um Partido político revolucionário de massas constituído pelo Proletariado e liderado pela Classe Operária.
4. Actuar concretamente no sentido da tomada do Poder pela revolução proletária.
5. Utilizar o aparelho do Estado, até então instrumento da Classe Dominante ie a Burguesia proprietária dos Meios de Produção, para liquidar a Propriedade Privada.
6. Uma vez libertadas as forças produtivas da exploração burguesa, extinguir gradualmente o próprio Estado.
7. O lugar do Estado político será ocupado progressivamente pela centralização económica controlada democraticamente, considerando um sistema de igualdade nas trocas segundo os princípios do internacionalismo proletário.
8. Esta sequência metodológica conduzirá a uma Sociedade Comunista.


Palavras-chave – Trabalho, Proletariado Industrial, Classe Operária, Poder, Burguesia, Meios de Produção, Tecnologia, Classes Sociais, Propriedade Privada, Estado, Marxismo, Socialismo, Centralismo Económico, Democracia, Internacionalismo Proletário, Comunismo

Todas estes termos ou expressões se mantiveram estáticas em busca de um objectivo metafisico ou os conceitos de cada uma delas sofreram alterações em concreto considerando o método dialéctico da análise marxista?

Sem comentários: