Pesquisar neste blogue

segunda-feira, março 02, 2015

SwissLeaks. "Portugal não pode estar dependente de listas nem de expedientes para agir" diz o "nosso" secretário de Estado

Na Grécia os documentos revelados por um funcionário do banco HSBC na Suíça onde constam 2.059 nomes de titulares de contas na Suiça que não pagam impostos foi entregue ao Governo grego em 2010 pela ex-ministra francesa Christine Lagarde. O jornalista Kostas Vaxevanis que publicou a lista foi preso, julgado e declarado inocente. O ministro das Finanças grego à época, George Papaconstantinou, disse então não saber o que aconteceu ao original da "lista Lagarde" apesar desta ter sido entregue ao governo. Em 2012 o jornalista Kostas Vaxevanis foi alvo de uma tentativa de assassinado, pela qual em 2014 foram indiciados seis individuos, um dos quais dos serviços secretos. O grupo teria organizado não apenas esta acção mas muitas outras ao serviço de entidades da Banca. (27Φεβρουαρίου2014) O ex-ministro Papaconstantinou está ser julgado por ter retirado da lista Lagarde os nomes de familiares e amigalhaços (fonte)  Titulares de contas bancárias incapazes de justificar a proveniência legal do dinheiro estão a ser presos. (fonte)
mas não se passará nada
Uma única filial suíça do banco britânico HSBC ajudou a esconder ao Fisco mais de 180 mil milhões de euros. A lista divulgada em 2008 que contém 611 nomes de clientes associados a Portugal, como dizem respeito a um país incorruptivel, disseram os governos, o anterior PS e o actual PSD/CDS, nunca ter sido enviada às autoridades portuguesas. A sério? Entretanto os crimes prescreveram. Sete anos depois, finalmente, em Fevereiro de 2015, alguns nomes (220) da desaparecida lista apareceram. (fonte) O anterior ministro das Finanças Teixeira dos Santos garante ter "pedido várias vezes" às autoridades francesas para que enviasse a listagem de nomes portugueses. Sem sucesso. O actual governo remete-se ao silêncio, e a ministra das Finanças Maria "Swap" Albuquerque está em vias de ser dispensada de prestar declarações sobre o assunto no Parlamento (fonte)

Sem comentários: