Pesquisar neste blogue

terça-feira, junho 14, 2005

A fabricação do medo

"No dia 10 de Junho, na praia de Carcavelos, houve um grupo de não mais de uma dúzia (sabe-se agora) de jovens de etnia africana que se envolveram em actos roubo aos outros banhistas. Porém, estes foram ampliados até 500 (!) elementos de "gangs" que agiriam de maneira coordenada, em vários locais da praia em simultâneo! Essa mentira foi repetida, vezes sem conta, em noticiários televisivos nacionais e depois retomada nos noticiários internacionais.
Trata-se de uma montagem grosseira, com os média capitalistas a servirem como vanguarda de uma campanha de intoxicação das massas.
As atenções das pessoas são assim desviadas dos casos perfeitamente aberrantes, na classe política, de grandes salários, indemnizações, comissões, reformas por meia dúzia de anos, etc... que estava a causar indignação visto que esses factos vêm a lume na altura em que o governo, mais uma vez, pede sacrifícios ao povo.
É portanto preciso fabricar o medo... amplificando um fenómeno que, em si mesmo, é sintoma do mal-estar das comunidades de origem africana, marginalizadas, sujeitas a um racismo cada vez mais agressivo".

* Um texto de José Adelino Maltês:"Esta grande Lisboa pode ser um pequeno Brasil, mas sem favelas"... publicado no "Tempo que passa.blogspot.com"

Sem comentários: