Pesquisar neste blogue

quinta-feira, junho 09, 2005

Tendências de Mercado

Botero imortaliza Bush

* Jung Shang, a chinesa autora do best-seller americano “Cisnes Selvagens” redigiu uma nova biografia de Mao Tsé-Tung que intitulou, de meias com o co-autor o americano Jon Halliday, de “Mao-A História Desconhecida” onde ambos determinam com precisão que “Mao foi o maior criminoso da história” contabilizando em 70 milhões de mortos as vítimas, numero para o qual decerto contribuiram tambem todos os cães e gatos chineses assassinados à época. À pergunta de um jornalista,porque seria que Mao era ainda tão popular na China, Chang respondeu peremptória que se trata de “lavagem aos cérebros” (1 bilião e 300 milhões de cérebros,no caso) e informou que vai agora traduzir o volume para a língua chinesa, o que é sempre salutar, tendo em consideração que a vida de Mao é muito mais profundamente conhecida na América do Norte, onde a escritora reside,,, e de onde admitiu regozijar-se com o aumento generalizado do nível de vida dos seus compatriotas.

* Os gastos dos consumidores em livros nos Estados Unidos subiram no ano passado em 3,4% comparado com o ano anterior. O aumento dos livros com temáticas Religiosas aumentaram 17,3% no mesmo período.

* A guerra como motor da Economia:
“A palavra Reconstrução implica que a guerra esteja terminada e que se esteja a tentar simplesmente reconstruir…isto aplica-se particularmente no caso do Afeganistão. Mas não se pode aplicar no caso do Iraque”. Disse Paul Wolfwitz o recém empossado presidente do Banco Mundial e um principais ideólogos da destruição do país.
* Donald Rumsfeld numa Conferência sobre segurança asiática:
“Se a China não é alvo de nenhuma ameaça exterior, porquê todo o seu investimento no militarismo?”

* Enquanto na América do Norte e na Europa o numero de jornais diários vendidos decresceu 0,2% e 1,4% respectivamente, as vendas na Ásia subiram 4,1% e na América Latina 6,3%.

* A taxa de desemprego no Japão baixou para 4,4% a mais baixa desde 1998 e o número de suicídios com causas em dificuldades económicas baixou no ultimo ano para 7.947, menos 950 do que em 2003.

* As primeiras denuncias do ex-Director do FBI, Mark Felt sobre o “escândalo Watergate” tiveram lugar no dia 17 de Junho de 1972, só vindo o autor a revelar-se publicamente como o “Garganta Funda” 33 anos depois!,,, usando o mesmo tipo de raciocínio é provável que em 2033 se venham a conhecer as fraudes que estiveram na origem da “eleição” de George Bush na Florida em 2000. Milhares de "gargantas" já botaram fundo a boca no trombone.

* Os gastos militares mundiais em 2004 superaram US$ 1 trilhão de dólares pela primeira vez desde o final da Guerra Fria, segundo o SIPRI, um importante grupo de estudos militares europeu com séde em Estocolmo (Instituto Internacional de Investigação para a Paz). Cerca da metade dos gastos militares pertencem aos Estados Unidos, país que teve o orçamento de defesa aumentado em função da suposta "guerra contra o terrorismo".

Sem comentários: