Pesquisar neste blogue

quinta-feira, junho 09, 2005

o Poder Popular avança na Bolivia! - Nem eleições nem sucessão: Governo Revolucionário!

o Presidente Carlos Mesa demite-se pela 2ª vez em 3 meses

e vejam só para onde ele fugiu da multidão:
"O lider do Movimento ao Socialismo (MAS), Evo Morales, com grande apoio popular, advertiu que as manifestações iniciadas em 16 de maio continuarão, enquanto não sejam atendidos os pedidos de nacionalização dos hidrocarbonetos e a convocatória para uma assembléia constituinte.
O presidente da Federação de Juntas de Moradores do município El Alto, Abel Mamani, explicou que a renúncia de Mesa pode ser uma manobra para desmobilizar o povo, como aconteceu recentemente. E advertiu que os protestos continuarão, inclusive com o presidente interino que eventualmente substituir Mesa, até conseguir que sejam atendidos os pedidos sociais. Por tanto, ratificou uma nova manifestação em La Paz, similar à que teve lugar segunda-feira, 6 de junho, considerada a maior nessa cidade, durante os últimos 20 anos.
Morales e Mamani coincidiram com o secretário executivo da Central Operária Boliviana (COB), Jaime Solanas — que também chamou para manifestar-se nas ruas — em rejeitar a possibilidade de que Mesa seja substituído pelo presidente do Congresso, Hormando Vaca Diez, e o da Câmara de Deputados, Mario Cossío.
Mesa tinha fugido do Palácio ao meio-dia, atacado por milhares de manifestantes. À tarde, reuniu-se com o embaixador dos Estados Unidos e com o alto comando militar.
* restante artigo AQUI
* O deputado boliviano Evo Morales, o principal líder de oposição da Bolívia, disse à imprensa boliviana nesta quarta-feira que "não há condições para (o presidente do Senado, Hormando Vaca Díez assumir o poder. Se ele assumir, vai haver uma guerra civil" - mais noticias AQUI
* Emergem as Assembleias Populares Populares - AQUI
* As três Forças que lutam pelo Poder na Bolivia - Aqui e Aqui
* Esquerda Europeia pronuncia-se sobre a Bolivia - Aqui

Sem comentários: