Pesquisar neste blogue

sábado, maio 27, 2006

Rock in São Paulo

Sobre os recentes acontecimentos em São Paulo, no Brasil, outro tipo de contabilidade a fazer será a dos que se conseguem escapar desta luta de classes elevada a condições extremas - por exemplo, a menina Roberta Medina filhinha brasileira do Roberto Medina organizador do Rock-in-Rio de Lisboa, acaba de se naturalizar portuguesa.
O evento é patrocinado pelo Millennium-BCP-Opus Dei
O problema dos 140 mil presos revoltosos que puseram São Paulo em estado-de-sitio é que não têm patrocinadores à altura,,,video)

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, afirma que o problema de violência no Estado só será resolvido quando a "minoria branca" mudar sua mentalidade. "Nós temos uma burguesia muito má, uma minoria branca muito perversa", afirmou. "A bolsa da burguesia vai ter que ser aberta para poder sustentar a miséria social brasileira no sentido de haver mais empregos, mais educação, mais solidariedade, mais diálogo e reciprocidade de situações."
No Brasil, a ausência de Reforma Agrária expulsou milhões de pessoas do campo; e as cidades incharam. Hoje o capitalismo brasileiro não tem empregos nem soluções para toda a gente que se aglomera nos grandes centros urbanos. O actual governo, de orientação neoliberal, é a continuação mimética do anterior conduzido pelo sr. F. H. Cardoso. O Brasil, sob Lula, é um país escravizado aos credores da Wall Street. Para estes há sempre dinheiro, para as necessidades do povo nada (excepto algum assistencialismo, com as bençãos do FMI & Banco Mundial). A situação social torna-se, então, explosiva. A marginalização de enormes camadas da população — provocada e mantida pela política reaccionária do actual governo e dos seus antecessores; criou um caldo de cultura para saídas aberrantes.


É o que se verifica hoje em S. Paulo, onde o crime organizado faz uma prova de força paramilitar com o corrupto aparelho de estado brasileiro. A barbárie existe dos dois lados.
É de recordar a tese de István Mészáros de que hoje, nesta fase do capitalismo, quando o desemprego já se tornou estrutural, os rendimentos deveriam ser desligados do trabalho prestado. A repartição do Produto Social por todos os cidadãos, independentemente do seu trabalho, merece ser posta na ordem do dia. No caso de um país submetido como o Brasil, isso exigirá obviamente que o Produto cesse de ser desviado para o capital imperialista. Este constitui o verdadeiro inimigo.


*Resenha histórica do PCC, das contradições de São Paulo e do Brasil, por Hector Benoit
* A vida nas Favelas
* Os Meninos de Rua

* Nos próximos dois anos, meio milhão de brasileiros deverão estar atrás das grades. Mantendo-se a tendência actual, seria preciso construir um novo presídio a cada 15 dias. Ao mesmo tempo, o Brasil possui a segunda maior frota de helicópteros particulares do mundo.
Onde é que isso vai dar?

* Duas semanas depois dos crimes que deixaram a população da maior cidade do país em pânico – e por mais que a situação seja complexa demais para se afirmar quem são os responsáveis por isso –, a parcela conservadora da sociedade aponta o dedo para os defensores dos direitos humanos, agora, vítimas de ameaças - Uma suástica desenhada no banco da paróquia da Mooca, em São Paulo. Foi este o recado dado ao Padre Júlio Lancelloti nesta semana, depois que as organizações de direitos humanos intensificaram as denúncias de abuso e críticas à atuação da polícia na repressão aos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC)

Sem comentários: