Pesquisar neste blogue

terça-feira, julho 10, 2007

“Chegará o dia em que o nosso silêncio será mais potente que as vozes que hoje estrangulais”
Augustin Spies

Um crescendo de vozes contra esta globalização contesta os donos do mundo

Que se desenganem aqueles que apenas ouvem as Centrais de Informações dos governos neoliberais e os diversos Coros de Avençados da partidocracia: Os protestos e as vaias que se fazem ouvir não são apenas contra Sócrates: São contra o Regime.
¿depois destas sinistras personagens do P”S” quem vem lá? ¿novamente o PSD/CDS?
Onde páram os 24 milhões sacados pelo ex-ministro de Durão Barroso, Paulo Portas?, um negócio, entre outros, que lhe valeram, entre outras benesses, uma medalha do Pentágono?

JN: “Investigação averigua eventual relação entre o resultado do concurso público e o destino final das comissões que o concorrente vencedor entregou ao Grupo Espírito Santo – ética lapidar: passagem de dinheiro por Paraísos Fiscais dificulta trabalho policial"

Globalização* ¿Quem governa o mundo? ¿ Qual é o poder real dos políticos? ¿ Vc sabe que o volume de negócios de uma só multinacional é superior ao produto interno bruto de muitos países, incluindo a Austria, Portugal ou a Dinamarca? ¿ Qual é o papel dos paraísos fiscais que tanta cobiça despertam ao dinheiro do crime e da corrupção? ¿ Porque se permite a existência destes territórios sem lei? ¿Qual é o papel real de organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial ou a Organização Mundial de Comércio? (OMC) ¿Que se passou realmente na Argentina para que a sua economía se tivesse desmoronado?

Estes e outros temas se analizam no primeiro capítulo da série “Vozes contra a Globalização” através de vozes como as de José Saramago, Perez Esquivel, Carlos Taibo, Eduardo Galeano, Jean Ziegler, José Vidal Beneyto, Sami Nair, Ignacio Ramonet, José Bové, Maria José Fariñas, Françoise Houtart, Manu Chao, Giovanni Sartori, Casaldaliga, Tony Negri, Avi Lewis, Mayor Zaragoza, Fatema Mernissi, Vitório Agnolletto e David Held,,, vozes contra o modo como se está levando a cabo este modelo de globalização. O primeiro capitulo intitulado “Os Donos do Mundo” analisa o mundo de hoje e a possibilidade de criação de um outro mundo mais justo. Nele se mostram extractos do documentário “La Toma” e “Memórias del Saqueo( já aqui postado). A série consta de sete episódios de uma hora de duração cada, fruto de entrevistas levadas a cabo pelo director e guionista da série, Carlos Estevez, com cinquenta e quatro personalidades relevantes com provas dadas nos seus esforços na construção de um mundo melhor. Com uma linguagem simples e directa, abordam-se temas como p/e como é possivel uma só potência dominar o mundo, como influi a indústria do medo nos cidadãos, ¿ em que mãos estão os grandes meios de comunicação e qual é o seu papel? A propaganda do Grupo Bildelberg faz e regula as regras do planeta.

Vozes contra a Globalização (9,39 min)

Sem comentários: