Pesquisar neste blogue

sábado, fevereiro 07, 2009

a Guerra em Rede

"Conhece o teu inimigo, conhece-te a ti mesmo, e não serás derrotado" - Sun Tzu

Se houve alguma coisa de útil que o Poder pudesse extrair das teorias pós modernas e em particular das revisionistas de Tony Negri – essa foi a ideia da contestação social se poder passar a fazer pela actuação de “Multidões” reunidas precariamente a favor desta ou daquela causa ou interesses os mais variados. Ajuntamentos que se dissolvem logo após conquistado o objectivo que juntou as pessoas temporariamente.
Isto leva os Governos a encarar a mudança de estratégia das Oposições; levando muitas vezes as agências governamentais a fabricar ou instrumentalizar contra- informações por forma a que a reacção desses grupos venham a agir em favor dos interesses da ordem estabelecida. Para agravar a questão, o movimento neoconservador roubou até a linguagem da esquerda - “conservadores” são agora os comunistas conotados com a União Soviética, como e porquê querem conservar o quê, se o sistema já desapareceu, não dizem.
As técnicas de controlo da oposição ao Poder mudaram; e tudo lhe é permitido, desde as mentiras compulsivas dos governantes, até ao uso dos tipos de repressão mais brutais, sem quaisquer responsabilidades criminais posteriores. As opiniões adversas são combatidas por guerras que transcendem fronteiras e todos os limites, teorizam Qiao Liang e Wang Xiangsui. Uma guerra sem restrições que se centra na exploração e manipulação dos problemas sociais e políticos. Guerra Mediática e Operações Psicológicas. A Oposição institucional muda de estratégia aproveitando os novos actores políticos que vão aparecendo e desgastando o Executivo com o objectivo de se revezarem num falso sistema de alternância.

Como actua a Guerra de Quarta Geração na Venezuela.

Magnicidio: declarações de jornalistas sobre a morte ou assassinato de Chávez. Séries televisivas sobre o assassinato do Presidente e a invasão da Venezuela. Paralelismos com o caso chileno. Plano de desarticulação social. Cerco militar apoiado no Plano Colômbia. O Plano Balboa que contempla a criação de grupos paramilitares respaldados pelas bases militares dos Estados Unidos em teritórios contíguos. (Bush condecorou Álvaro Uribe)
Exemplos de formas de resistência: Vietname, Cuba e Palestina. Democracia participativa com guerra assimétrica apoiada na unidade cívica entre a população, reservas de milicias populares e militares das forças regulares.

Enxames” o documentário da “Guarataro Films” para a “Venezolana de Televisión” analisa a doutrina de Guerra em Rede, ou a Guerra de Quarta Geração e a sua aplicação na Venezuela. Inclui entrevistas a Miguel Henrique Otero director do periódico El Nacional portavoz do Movimento 2D que promove a desobediencia civil contra o governo venezuelano e Mario Iván Carratú vice Almirante reformado ex-jefe de Casa Militar durante a presidência de Carlos Andrés Pérez durante a repressão violenta ao Cazarolazo de1992 e antigo adido militar venezuelano em Washington – e ainda com Gene Sharp fundador do “Albert Einstein Institution” dos Estados Unidos, inspirador do programa Otpor e protagonista duma polémica com o presidente Chávez, no qual este o acusa de promover o treino de guerrilha do movimento estudantil que se opõe ao regime, uma questão agravada recentemente a partir que o partido de Chávez perdeu o controlo político da Câmara Municipal de Caracas para a oposição.

os Enxamesas regras de criação mudaram - 52:56 – Novembro de 2008



* Na origem do documentário reportagem está a publicação do artigo do Coronel Hector Herrera intitulado “a Guerra em Rede e os Enxames
* ver também: "A Guerra em Rede" e "Swarm Warfare" e modo de usar tácticas de "swarming"
* e a propósito de abelhas que trabalham para rainhas de colmeias, ver a valente descasca que o director do Diario de Notícias deu no Pacheco Pereira (na foto). É lá com eles os dois, mas lá que é giro é
.

Sem comentários: