Pesquisar neste blogue

segunda-feira, novembro 02, 2009

Deus, os homens e as Pedras

Os designios de deus estão na moda, os dos Homens nem por isso.

Aqui há uns meses a Wired magazine publicou uma história de um estranho monumento na zona rural de Elberton, na Georgia USA (“a capital mundial do granito”) conhecido por Georgia Guidestones. O monumento consiste em quatro grandes blocos de granito com cinco metros e meio de altura dispostos em redor de uma coluna central, conjunto que suporta no topo outra pedra de 25 toneladas. Nas faces de cada um dos blocos estão gravadas uma lista de preceitos para a criação uma sociedade melhor, escritos em oito linguas modernas. Nos quatro cantos dos blocos estão escritas as palavras “Que estes sejam os Guias para uma Idade da Razão” em sânscrito, cuneiforme babilónico, grego clássico e em hieroglifos egipcios. A coluna central e a pedra de topo estão também “equipadas” com buracos, astronomicamente alinhados, assim os Guias da Geórgia podem servir de compassos universais e relógios celestes.
O monumento é um mistério – ninguém sabe exactamente quem foram os seus promotores ou as razões porque o construiram. Deve ser o mais enigmático monumento nos Estados Unidos, inscrevendo-se com conselhos na direcção da reconstrução da civilização depois do apocalipse. Mas, atendendo às origens do povo judeu, oriundos do reino Khazar na Geórgia asiática do século IX não será dificil imaginar qual a origem religiosa e ideológica destas “tábuas com 10 mandamentos do anti-Cristo”, podem afirmar os cristãos e outros “conspiracionistas” que vêem nestas pedras da Geórgia americana um sinal para a chegada da Nova Ordem Mundial. Apenas uma pessoa sabe quem criou este Guia e essa pessoa recusa-se a falar.

A história oficial do Guia das Pedras tem origem na figura de Joe Fendley Sr., presidente da Elberton Finishing Company, que em 1979 foi contactado por um tal "Robert C. Christian” que se apresentou como comissário para a instalação de um monumento. “Christian” era um pseudónimo usado por alguém que disse representar um pequeno grupo de “leais americanos que acreditam em deus”. Fendley faleceu pouco depois, mas Randall Sullivan da Wired entrevistou Wyatt Martin, presidente do “Granite City Bank”, o único homem actualmente vivo que alegadamente conheceu Christian. Como autor do projecto de financiamento bancário afirmou ter tido conhecimento do verdadeiro nome de “Christian”, mas recusou-se a revelá-lo. Wyatt Martin também disse ter recebido cartas e chamadas telefónicas de “Christian” “mais ou menos por altura dos ataques terroristas de 11 de Setembro” e assumiu logo depois que “Christian” está morto; enquanto pensa que muitos acreditam que Christian nunca existiu. (e que muito menos seria "cristão). Enquanto decorria a construção, Martin e Fendley foram acusados de perpetuar um embuste mistificador, que de qualquer forma dava jeito para promover o negócio da fábrica de granitos de Fendley. Ambos os homens consentiram em submeter-se a testes em detectores de mentiras e o reporter Sullivan acabou por concluir que os rumores de mistificação comercial provinham de fábricas concorrentes da indústria de granitos.

No que a grande maioria de opiniões podem coincidir – baseado nas evidências disponiveis – é que o Guia da Pedras da Geórgia se destina a instruir os possiveis sobreviventes de um qualquer apocalipse que impende sobre as nossas cabeças, aconselhando-nos na tarefa de reconstrução da civilização. Ninguém se pode sentir confortável com esta interpretação. Porém, enquanto alguns apoiantes do monolito (como a notável Yoko Ono) defendem que ele pretende apenas simbolizar o regresso ao pensamento em "The Age of Reason" de Thomas Paine (a Idade da Razão em vez da "Revelação", (ainda assim um anacrónico "Deismo", o que não é coisa pouca), outros que se opõem atacam o esotérico mamarracho como configurando os 10 Mandamentos do Anti-Cristo, a aparição de novos charlatães auto-nomeados de Messias na boa tradição judaica, ou outras barbaridades como o regresso ao obscurantismo da Idade das Trevas... ou ainda a aceitação de que se deve regular a população no mundo a um nivel de 500 milhões por forma a manter uma balanço perpétuo do homem com a natureza... Ou por fim, entendido de maneira mais simples, de como a praga da Igreja do neoNazi Ratzinger pretende reagrupar e assumir o comando dos fiéis do “antigo testamento” como fonte divina nas práticas da religião cristã contemporânea

"Clinton elogiou as concessões sem precedentes de Israel" refere o "novo" Público de hoje (pag. 18). Vejamos de facto o que se passa recorrendo p/e à Euronews... ou ao Guardian
Voltando ao inicio, o principal problema reside nas pedras, de Jerúsalem
.

Sem comentários: