Pesquisar neste blogue

sábado, janeiro 09, 2010

hilariante

face à vaga gelada que assola a Grã Bretanha, o chefe dos serviços meteorologicos John Hirst que tinha previsto este inverno como um dos mais amenos de sempre, é inquirido por Andrew Neil da BBC que lhe pede justificações: "você ganha um salário que é superior ao do primeiro ministro..." (ver video aqui)

como é conhecido Al Gore é o principal empresário na venda da ideia de privatização do negócio sobre a poluição atmosférica, fazendo o pleno na conquista do Prémio Nóbel da Paz e do Óscar da Academia para a melhor obra documental. O método de reconhecimento neoliberal através da distribuição mediática como é sabido é eficaz - assim como uma espécie de pesticida para adubar o pensamento humano na óptica da compreensão limitada do consumidor.

ou não tão hilariante...

Em 1991 o Clube de Roma publicou como propaganda à criação do espaço de comércio comum na Europa, um opúsculo da autoria de Alexander King e Bertrand Schneider no qual a páginas 104-105 se pode, numa altura em que a URSS estava em processo de extinção, ler o seguinte:

Na procura de um novo inimigo que nos possa unir, sugerimos a ideia que a poluição, a ameaça do aquecimento global, a escassez de água, a fome e tudo o que se possa relacionar com o pagamento destas facturas… todos estes perigos são causados pela intervenção humana. Considerando este pressuposto… o inimigo real, será então a própria humanidade

Ao mesmo tempo, Al Gore, à época vice-presidente de Clinton, vendia à América do Norte, em nome da criação de mais emprego para as exportações nacionais, qualquer coisa parecida com a propaganda em redor da criação da zona de comércio livre NAFTA (1), que quebrou as fronteiras alfandegárias entre os EUA, México e Canadá.
Al Gore mentia (e vemos hoje à distância, com que lata)… porque a partir daí, tanto na Europa como na América do Norte, o que se verificou foi a destruição sistemática de postos de trabalho nacionais. No fim da jornada, como hoje é particularmente visivel criaram-se gigantescos défices públicos em todos estes paises. A quem serve o negócio do "mercado livre"? Lá iremos, mais uma vez, em post próximo. Para já ficamos com o video do primitivo Al Gore, ainda longe do estrelato proporcionado pela promoção do Cap&Trade climático (Compra e venda de direitos de poluição sobre o uso da atmosfera)

Al Gore Sold Out America on NAFTA (1991)



(1) o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio propôs a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países beneficiou a economia mexicana e ajudou-a a enfrentar a concorrência representada pelo Japão e pela União Europeia, enquanto alguns outros defendem que apenas transformaram o Canadá e o México em "colônias" dos EUA, piorou a pobreza no México e aumentou o desemprego nos EUA (wikipedia)
.

Sem comentários: