Pesquisar neste blogue

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Há mais Défice para além da Vida

Regra geral todas as pessoas de bem estão estupefactas. O pensamento lógico que enforma o senso comum é este: eu não devo nada, nunca gastei mais que aquilo que ganhei, nunca me endividei para adquirir aquilo que não podia, não concordei com a sobre-urbanização forçada do país em nome da especulação, não estive de acordo com os milhares de bonecos-estátua plantados em milhares de rotundas pelo país fora, menos assinei nada em nome dos estádios de futebol da Fifa com a finalidade de entreter alienados desviando-lhes a atenção dos problemas sociais, enfim, nunca des-eduquei alguém aliciando pessoas para cursos superiores sem qualquer relação com empregabilidade. Porque hão-se agora, em nome de chorudas comissões das élites do Bloco Central e respectivos simpatizantes nestes negócios, assacar-me a mim parte da divida contraída na insane megalomania?
Sabemos que somos "representados" por "gente instruida" exercendo sem escrúpulos o activismo parasitário que ajudou a criar a situação de insolvência. Mas até na casa desse grupo de privilegiados o desgoverno visto cá de fora pelo maior partido português (o Partido da Abstenção) é assombroso: "As despesas da Assembleia da República no último ano foram de 109.818.630 euros (22 milhões de contos!) Dividindo pelos 230 deputados, temos uma despesa de 477.472 euros (95.724 contos!!) por cada um.
Os deputados nos Açores são 52 para uma população de 241.763 habitantes. E não há nenhum deputado americano que represente a Base da Nato nas Lages. A manter-se esta proporção, Lisboa deveria ter 2.150 deputados, os Estados Unidos 63.026 e a China 276.811 deputados! (dados recolhidos no blogue democracia em portugal. blogspot.com)

Factos e números relacionados com o povo português

Portugal vem em 5º lugar na lista dos paises com maior fosso entre ricos e pobres. A classificação é feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O coeficiente de Gini que o PNUD atribui ao país é de 38,5 (numa escala em que zero representa a igualdade absoluta e 100 a desigualdade absoluta); o PNUD afirma que os 10% mais pobres da população portuguesa detêm apenas 2% do rendimento nacional, ao passo que os 10% mais ricos detem 29,8% do mesmo (via Yahoo Finance)
Não mencionando o cada vez mais crescente número de desempregados, "a pobreza está a atingir milhares de trabalhadores com emprego devido aos baixos salários que auferem. No final de 2008, 139,5 mil trabalhadores por conta de outrem recebiam um salário liquido médio mensal inferior a 310 euros por mês, e os que recebiam salários até 600 euros correspondiam a 40,9% do total de trabalhadores por conta de outrem" (in "O Aumento das Desigualdades e da Exploração em Portugal", Eugénio Rosa)

O povo da bisca lambida que se entretém pelas mesas de jardim poderia ter agarrado nestes números e ter ido com eles em peso à porta do Coliseu, depois da récita da London Royal Philharmonic Orchestra, escarrapachá-los na cara do sr. governador do Banco central de Portugal (o tal que disse ao "Público" no dia 23 de Novembro de 2009: "vai ser necessário um aumento de impostos, não em 2010, mas em 2013). Mas preferiram ficar-se pela televisão a curtir o sebo das barrigas nas desventuras do puto que imitava o Quim Barreiros na famigerada rábula "do bacalhau quer alho". É disto que a minha malta gosta. Do caralho

(a ilustração d` "o Estado da Nação" faz capa no último número da "Politica Operária". O jornal é vendido em Lisboa na Livraria Portugal, na Ler Devagar, Abril em Maio, no Quiosque do Rossio e na Estação Sul-Sueste do Barreiro. No Porto: Livraria Utopia. Em Cacilhas e em Almada na Café com Letras e na Livraria du Bocage. Pode também ser assinado ou pedido através da Cooperativa Politica Operária, Apartado 1682, 1016-001 Lisboa)
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sobre o Stalinismo,leia estas 4 páginas O verdadeiro terror de Stáline em http://hist-socialismo.net/

xatoo disse...

caro Anónimo
tenho vindo a ler alguma coisa desse site "Para a História do Socialismo"
nesse artigo de Rafael Poch que amavelmente indica é de realçar a nota do tradutor no final.Muito elucidativa:
"nesta afirmação é patente a ideologia burguesa de Zemskov. Aliás, nenhum dos cientistas envolvidos neste trabalho tem uma visão socialista do mundo, ou não tivessem eles sido escolhidos por Gorbatchov e sua equipa. O problema é que ao encomendarem esta investigação em 1989 com fins claramente contra-revolucionários, o tiro saiu-lhes pela culatra, já que involuntariamente contribuíram para a refutação de várias falsificações que tinham fabricado ou ajudado a divulgar" (NT)

Anónimo disse...

Belo texto, sim senhor. Já deve tar pa breve o caos total. As "ovelhoas" continuam hipnotizadas...

Anónimo disse...

799 455!não aos milhões como estes são pródigos em fazer!

Howard Zinn faleceu.Merece um belo post este Senhor.Com tanto filho da puta que não morre...