Pesquisar neste blogue

quarta-feira, outubro 06, 2010

1910-1926, as Aparições da República

Em 1927, dez anos depois da aparição do espectro materializado do Comunismo na Europa na forma da Revolução Socialista na Rússia, começou a ser rodado nos estúdios da Invicta no Porto uma grande produção cinematográfica intitulada Fátima Milagrosa para celebrar as aparições da santa aos pastorinhos (1), filme produzido pela empresa Mello&Castello Branco.
Este “Mello” era um dos “Mellos” da mesma família Mello de sempre, que se cruzam desde há mais de 100 anos com outras famílias da oligarquia monárquica que mantém o Poder económico, ou como refere o historiador Fernando Rosas, “Poder sobre o qual visam perpetuar-se por meio de estratégias de alianças matrimoniais”.

Assim, no organigrama da Visão (pag. 48/49, sem link) aparecem-nos os judeus “Espírito Santo” (1850) os Sommers (1852) o primeiro Champalimaud (1885), os judeus Ulrich (1884) os Mouzinho d`Albuquerque d`Orey (1820) cruzados com os Pinto Basto (1774), os supracitados Mellos, depois condes do Cartaxo (1825) e os judeus Lima Mayer (1838) – esta última abastada família, cujo patriarca era primo do judeu emigrado para a América Louis B. Mayer, depois fundador dos Estúdios da Metro associado ao judeu Goldwin (Metro-Goldwin-Mayer, MGM) – estabeleceu-se em Lisboa construindo como sua residência o Palácio Mayer (desenhado em 1900 pelo arquitecto italiano Nicola Bigaglia, hoje Consulado de Espanha) na esquina da Rua do Salitre com o Passeio Público (que depois da instauração da República passou a ser "Avenida da Liberdade"); em frente, e no mesmo estilo arquitectónico construíram o Theatro Tivoli, destinado a exibir as películas da nóvel indústria do cinema. E assim chegamos ao princípio, à autoria da produção de “Fátima Milagrosa” (2), estreado no irmão-gémeo Rivoli do Porto em Abril de 1928, imagens animadas para crentes para arrebentar de vez com as saudades da República

(1) Homilia da Missa da Beatificação de Francisco e Jacinta Marto no dia 13 de Maio 2000, em Fátima, Sec. XX: "Os pequeninos privilegiados do Pai. Eu te bendigo, ó Pai, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos. Com estas palavras, Jesus louva os desígnios do Pai celeste: Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do Teu agrado. Quiseste abrir o Reino aos pequeninos. Por desígnio divino, veio do céu a esta terra, à procura dos pequeninos privilegiados do Pai, uma mulher revestida com o Sol. Fala-lhes com voz e coração de Mãe: convida-os a oferecerem-se como vítimas de reparação, oferecendo-se ela para os conduzir, seguros, até Deus. Foi então que das suas mãos maternais saiu uma luz que os penetrou intimamente, etc. etc". (fonte)

(2) Na verdade em 1917 o governo republicano ordenou a prisão por intrujice das três crianças que alegaram ter visto "Nossa Senhora". Contudo, com a mudança de regime o local das "aparições" seria visitado pela primeira vez em 12 de Maio de 1929 por sua excelência o chefe de estado marechal óscar carmona

Voltámos a Ser o Pilar do Regime

Sem comentários: