Pesquisar neste blogue

sábado, abril 09, 2011

Abril dinheiros mil




"o Governo e o Presidente da República são uma espécie de chefes de gabinete do sistema financeiro" (Carvalho da Silva)

"Parece que estamos no PREC mas ao contrário. Trinta e sete anos após o 25 de Abril, a Banca é quem mais ordena dentro de ti, ó cidade" (João Paulo Guerra)

Dos 60 a 75 milhões que vão entrar em Portugal todos os dias a maioria desse dinheiro entregue pelo FMI/BCE entrará directamente na Banca. Continua o regabofe. No ano passado, só até Setembro, os cinco principais bancos acumularam 1229 milhões euros de lucro. E os resultados da Banca como motor da economia estão à vista. A situação é esta porque a maioria do capital dos bancos não está no país, está nos off-shores. Mas há que cuidar da imagem, (usar Prada faz parte da função) para ocultar a fraude, uma tarefa prioritária para o governo seguinte PSD/PS - aqui não se corta nem uma unha.

Se por hipótese os 60 milhões diários fossem para dividir equitativamente por cada um dos 10 milhões de portugueses daria qualquer coisa como 6 euros por peça, o equivalente a 1 hora de mulher-a-dias. Mas para a RTP, uma empresa pública que se dedica a publicitar a ideologia e imagem dos governos neoliberais, cujo valor comercial até as agências de avaliação classificaram recentemente como lixo, o Estado paga todos os dias cerca de 1 milhão de euros. Quer dizer, como a RTP tem 1.100 funcionários, cada um desses "luises" custa ao erário público 909 euros por dia, isto é: 151,5 horas de mulher-a-dias. Crise? ser empregad@ da limpeza de ideias no canal público de televisão é que está a dar!
.

3 comentários:

Karocha disse...

http://economia.publico.pt/noticia/ministros-das-financas-da-ue-nao-garantem-ajuda-de-80-mil-milhoes-a-portugal_1489065

Vão auditar tudo à lupa Xatoo :-)

Anónimo disse...

ora aki está o senso comum e a ignorância sobre a RTP.Há um grupo de aparatchiksq ganha balúrdios enquantos os 'debaixo'suam as estopinhas.Os cargos de 'estrutura't^wem a ver muito com as corrupções e a filiação partidária dos partidos do arco do governo,ex-rufias q incendiaram as sedes do PCP na juventude, estão todos bem colocados,bem recompensados.Há trabalhadores q vêem isso e,é um nojo!Se quiser falarb da RTP é melhor informar-se apesar de ser uma master's voice...

xatoo disse...

Anónimo
obviamente que é assim em tudo; há "os de baixo" que sustentam a cúpula do edificio dos administradores da ideologia. Porém nunca se ouviu falar de uma greve na RTP, porque provavelmente até aí os trabalhadores são desarmados com o recurso à sub-contratação. Mas nada disto conta para as contas que fiz neste post, pq os trabalhores da RTP têm certamente um estatuto bem mais privilegiado do que os da maioria dos empregos neste país. E esse estatuto aplica-se a todos os outros Media
Se "os de baixo" tivessem tanto "à rasca" como os outros, já tinham feito qualquer coisa que se visse...