Pesquisar neste blogue

terça-feira, abril 05, 2011

"Dizer à Máfia que não pagamos"

Cada português deve 28 mil euros graças a ele”. Vem na capa de hoje do semanário de extrema direita “O Diabo” - o “ele” é o Sócrates da entrevista de ontem que deixou perpassar nas fracas audiências do programa que o Poder precisa de mentiras novas porque as antigas já estão gastas (José Sócrates dizia em 2008 que não haveria crise, agora admite contabilizar os prejuízos da nacionalização do BPN no orçamento de 2008 “o ano em que começou a crise”).

Para mentiras novas chega então um inopinado agente “da esquerda” com o recado básico e lapidar que é preciso “dizer à Máfia que não pagamos”. Com duas expressões verbais e dois sujeitos (“Nós” e a “Máfia”) é uma obra de arte mentir tanto com tal economia de palavras. O rapaz, que é colunista do Expresso (falamos de Daniel de Oliveira) vai longe e o patrão Balsemão (o agente Bilderberg para Portugal) esfrega as mãos de contente porque emprega um tipo do Bloco de Esquerda.
Analisemos então o espírito do Diabo (devemos) e do Oliveira (não pagamos).

Regra geral cada português comum não deve nada. É honesto, tudo o que tem paga, ou está em vias de pagar, senão o Estado expropria-lhes os bens e põe-os em leilão - fica de tanga, não segundo a tanga colectiva da filosofia Durão Barroso, mas a tanga de cada sujeito por si à sua vez consoante imcumprisse. Porém, cada caso por si, de cada Sujeito, não integra o individuo num conjunto homogéneo que resulte num “Nós”. O sentido implícito da bojarda oliveiresca:“nós não pagamos” cria um protesto simbólico, sem eficácia concreta, mentiroso. Parte do principio que “nós é que mandamos no Estado, ou que é possível alterar a relação de domínio deste sem um corte revolucionário. Cada “Sujeito” é isso mesmo, alguém que está sujeito na sua consciência individual ao constrangimento social imposto pelo aparelho ideológico do Estado. Ao admitir que “o Estado” neoliberal somos “Nós” a ideologia opera sobre e dentro dos indivíduos através de e como mecanismos ideológicos de sujeição, transformando “os indivíduos em sujeitos”. Apela-se ao individuo “não pagamos” quando de facto se pagamos, como pagamos ou não pagamos dívidas que não foram contraídas por indivíduos avulso, é a clique que domina o Estado quem decide. E é “com a dominação dos aparelhos ideológicos de Estado que a elite burguesa reproduz a sua lógica de dominação desigual não inclusiva de grande parte de pessoas na sociedade e procede à reprodução capitalista das relações de produção” (Althusser).

os Aparelhos Ideológicos do Estado em geral são compostos pelo governo, partidos políticos constitucionais, pela administração fiscal, as forças militares, pela igrejas e misericórdias, forças policiais, o sistema judiciário, o sistema penal, etc. Acrescente-se em lugar de destaque remunerado o Oliveira (e já agora o Rui Tavares pró-intervenção NATO) - “é com finalidades ideológicas bem precisas que a filosofia burguesa se apoderou da noção jurídico-ideológica de Sujeito para dela fazer uma categoria filosófica número um”. Ao passo que a noção de sujeito “não tem nenhum sentido para o materialismo dialéctico, que pura e simplesmente a rejeita, como rejeita (por exemplo) a questão da existência de Deus”. E ao contrário dos cronistas da ilusão do "Sujeito" com uma autonomia de decisão inexistente, a filosofia marxista deve romper com a categoria idealista de “Sujeito como Origem” de problemáticas que só têm resolução através da Sociedade como um todo
.

7 comentários:

Manuel Galvão disse...

Um condómino é um "sujeito" às leis do condomínio, para o bem e para o mal. Mesmo que tenha todos as quotizações em dia não pode subtrair-e à responsabilidade da parte que lhe compete do empréstimo que o Administrador do Condomínio contraiu para reparar a piscina comum...
O problema é que os condóminos não vão às reuniões de condomínio e, em contrapartida nunca se esquecem de ir apanhar uns banhos de sol e umas banhocas na piscina...

xatoo disse...

Manuel Gusmão
eu percebo onde quer chegar, mas o exemplo não colhe. Basta a ausência da assinatura de um condómino para estar impedida qualquer medida que afecte o património comum. E que se saiba a Assembleia lá do prédio não possui um "aparelhos ideológico" que obrigue qualquer dissidente a morar ali. Ao contrário do que faz o Estado, que destrói o dissidente, ou lhe faz má vizinhança e o obriga a por-se a milhas daqui para fora

Anónimo disse...

Cavaco Silva.......¿Ha dado instrucciones para que un testigo luso no colabore con la Justicia Española en la investigación de los GAL?

Karocha disse...

Anónimo
Pues no me lo diga!
Quien es el testigo?

Manuel Galvão disse...

Xatoo,
"Basta a ausência da assinatura de um condómino para estar impedida qualquer medida que afecte o património comum" isto não é verdade! A Administração pode distorcer o que se passou na assembleia e, por exemplo, fazer obras que não foram aprovadas, na mira de receber as respectivas comissões (estou a falar de empresas contratadas para administrar o condomínio).
Não me serve de nada não assinar a acta, só posso por a administração em tribunal por redacção dolosa da acta. Tenho que pagar as despesas de advogado e é conveniente que prove que a empresa obteve comissões (missão impossível).
O Grande-Problema é o da não participação dos condóminos na identificação e resolução dos problemas do condomínio. Situação demais pareceda com o que se passa em Portugal. 60% de abstenção nas últimas eleições.

As pessoas acham muito giras e eficientes as rotudas que a Câmara Municipal andou a fazer nos cruzamentos, mas não estão interessados em saber de aonde veio o dinheiro. Depois, quando sabem que têm que pagar essas obras, chamam bandido e pedem a cabeça Presidente da Câmara.

xatoo disse...

lá está Manuel Galvão
temos aqui o mesmo problema da não participação na gestão comum dos negócios da sociedade
Os condóminos aceitam fazer parte de um bem que não é gerido por eles (a "empresa de gestão de condomínios") em vez de serem eles próprios a tomar em mãos essa administração e, como vc muito bem diz, depois queixam-se...

Anónimo disse...

Doña Karocha: vea Vd. el post siguiente.
Saludos