Pesquisar neste blogue

quinta-feira, abril 28, 2011

o Capitalismo de Desastre

Primeiro caiu a Grécia, depois caiu a Irlanda, Portugal acabou de cair e a seguir é a Espanha. Para entender qual é o verdadeiro objectivo e consequência da entrada do FMI na gestão de paises até aqui soberanos, é essencial ver "A Doutrina do Choque - A Ascenção do Capitalismo de Desastre", um filme baseado no livro de Naomi Klein (2007). O capitalismo de desastre não é um novo tipo de capitalismo, um novo sistema, "mas é um sistema aperfeiçoado de resposta à crise. Essa exploração organizada das situações de crise, de calamidades públicas e de desastres ecológicos, afecta as colectividades humanas, paralisa os grupos sociais e as pessoas diante do medo, tornando-as impotentes diante da realidade, para que o capital tire proveito desse medo e obtenha lucros cada vez maiores(Vânia Cury)

Com efusivas saudações ao camarada que legendou o filme em português (1h;18min;38seg)


Até aqui, invadir países com forças armadas para apoderar-se dos seus recursos naturais era ilegal, segundo a Convenção de Genebra. Invadir paises através de funcionários financeiros do FMI também deveria ser. Mas as elites politico-partidárias em geral há muito que se venderam ao novo paradigma. Significa que a gigantesca tarefa de reconstruir as infra-estrutura destruidas (por exemplo no Iraque ou na Líbia) "devia ser da responsabilidade financeira dos invasores. Em vez disso, o Iraque está obrigado a vender 75% de seu património nacional para pagar as contas de sua própria invasão e ocupação ilegais". A análise é da Naomi Klein na "Carta Maior"

Soldados brasileiros em missão no Haiti
.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

esteve fechado para balanço ou andou reunido com a troika? não se tem conseguido inserir comments.

hã, quem é amigo quem é? o vídeo é fantástico não é? não é só vir aqui arrotar postas de pescada, há que contribuir caramba.

o amigo é que era jeitoso se fizesse uma espécie de flyer sobre o candidato garcia pereira, para fazermos divulgação por e-mail aos amigos, enquanto é tempo, antes que eles no dia cinco façam mer... na escolha.
obrigadinho