Pesquisar neste blogue

quinta-feira, outubro 06, 2011

Como se faz pagar hoje em dia o tributo do escravo ao seu senhor?

Com os meios de produção praticamente globalizados, os efeitos produzidos pelo seu uso são distribuídos por todos

"Durão Barroso apresentou hoje uma proposta para promover a recapitalização dos bancos europeus, com o objectivo de livrar a Banca de "activos tóxicos" (aqui). Os resgates financeiros (via BCE) aos bancos europeus (1) custaram desde 2008 o valor astronómico de quatro biliões de euros (aqui); Examinemos então onde estão de facto esses valores tóxicos e que interesses realmente defende o sr. presidente da Comissão Europeia.

Desde o principio da crise financeira os lucros dos bancos (no centro capitalista) aumentaram 136%, mas o crédito concedido selectivamente baixou 9% (muito mais nos países periféricos). Concluindo, a Reserva Federal (criando mais papel-moeda) deveria ajudar os bancos (nos EUA) para que estes, concedendo mais crédito, pudessem ajudar a Economia, o investimento, a criação de emprego e etc. todas as demais trapaças de que os políticos corporativos enchem a boca.
Porém, após três anos e triliões de dólares, os “nossos bancos” continuam sem funcionar, outros triliões foram exportados para os Bancos Centrais para que estes pudessem ajudar os bancos nas periferias, criou-se a crise das dívidas soberanas (que o centro capitalista agora reformulado para a troica FMI-BCE-EU) vai pretendendo cobrar com juros exorbitantes para enriquecer os grandes accionistas privados das grandes empresas transnacionais, a maioria de capital norte-americano. Na medida em que o problema do rebentamento da bolha do mercado imobiliário vai sendo esquecido, o valor das acções dos bancos norte americanos continuam a descer e as coisas na Europa ficam ainda pior.

Qual é a parte disto tudo que é mentira? É a da ajuda aos bancos. No autêntico esquema de Ponzi que constitui todo o sistema capitalista sabe-se sempre que a espiral de crescimento sem limites acaba sempre em tragédia. O maior prestador de hipotecas dos Estados Unidos sabia desde 2003 o desfecho que se veio a verificar em 2008. Depois disso, de facto não existiu nenhuma ajuda aos bancos que estiveram na origem da crise. O que houve foi uma mega-exportação do papel-lixo emitido fraudulentamente pelos 5 maiores bancos norte-americanos, com o aval da Reserva Federal e do Governo; ainda assim, os valores em carteira desse dinheiro que andam a inventar para apagar o buraco dos derivados, atinge quantitativos formidáveis: pelo que se apurou desde 2008 até hoje, um total de 250 Triliões de dólares (ver gráfico abaixo). O que significa que as coisas só podem piorar. Para o próximo dia 10 corre um apelo entre os depositantes do Banco of America para que levantem todo o dinheiro das suas contas.

Os Estados Unidos começam o Novo Ano Fiscal com um défice de $14.837 Triliões, valor que cresceu $142 Biliões em apenas dois dias

Sentados em cima de um engenho explosivo. Distribuição pelos bancos do sitio onde devia estar o dinheiro contabilizado nos balanços e não está: Goldman Sachs $47.7 triliões, J.P.Morgan com uma exposição de $78.1 triliões, Citigroup com $56 triliões, Bank of America $53 triliões e o Wells-Fargo entretanto reconvertido para HSBC com 3,9 triliões.
(fonte: ZeroHedge)

(1) Os eternos comentadores dos efeitos nunca se referem às causas que os provocam. São agentes de causas omissas. Rui Tavares (BE) comenta o modo "como foi injectado dinheiro nos bancos que estes não passaram para a economia real" A finalidade dos resgates teria sido essa?
.

Sem comentários: