Pesquisar neste blogue

terça-feira, julho 24, 2012

a Crise Petrolífera de 1970/73

Alguém disse lá mais para trás disse que a História oficial será escrita por gente que não esteve nem de perto nem de longe ligada aos acontecimentos, levando como sempre a fazer fé nas opiniões encomendadasd a "eruditos" que vasculham documentos nas caves das academias (muitos deles muitas vezes falseados) e não nos testemunhos das gentes comuns que viveram os acontecimentos. Há nesta proposta de estudo sobre as origens da queda do fascismo português pela necessidade de modernização do capitalismo, um erro fatal de interpretação (o que não invalida se esteja de acordo com algumas outras coisas do conteúdo restante deste post).

A Crise do capitalismo de 70/73, "erradamente chamada de choque petrolífero" foi mesmo um efeito colateral e não a causa em si. A crise não é "decorrente de uma crise cíclica" do capitalismo, mas tem a sua génese num facto concreto: a ajuda dos imperialistas norte americanos a Israel (que desde a guerra de expansão sionista de 1967) causou o boicote dos paises árabes reunidos na OPEP quando estes decretaram unilateralmente a suspensão do fornecimento de petróleo a todo o Ocidente (Europa e EUA). Portanto, a opinião expressa deveria ser refeita e fundamentada à luz dos factos, colocando a crise petrolifera em primeiro lugar. Enfim, mas parece existir um tabu na história contemporânea que é não tocar no Sionismo internacional

Quem quiser ler algo de construtivo sobre a Crise Capitalista provocada pelo boicote árabe do Petróleo ao Ocidente na década de 70, pode fazê-lo aqui, em vez de se submeter a dissertações de jovens doutores da mula ruça .

1 comentário:

Anónimo disse...

Auditoria à Reserva Federal.
http://artedeomissao.wordpress.com/2012/07/22/7821/

o colega voz já lá foi comentar.