Pesquisar neste blogue

sexta-feira, julho 20, 2012

'Curso sem Propinas'- Mais um Mecanismo para empobrecer e endividar os desempregados

"A iniciativa de um instituto de formação superior que facilita empréstimos para o pagamento de propinas a desempregados foi incorretamente publicitada com o seguinte titulo: 'Desempregados podem tirar um curso sem pagar propinas'.

Mas esta iniciativa não tem nada de novo, nem muito menos possibilita que desempregados possam frequentar cursos de formação superior sem pagar propinas. Pelo contrário, trata-se de um empréstimo bancário que terá que ser pago, no máximo, cinco anos após o começo do curso. Este modelo é mais um resultado visível da aliança estratégica entre bancos e instituições de educação que, sob o pretexto de ajudar estudantes em dificuldades financeiras, apenas facilitam o acesso a mecanismos de endividamento e escravatura" (Movimento Sem Emprego)
 
O problema geral da Educação, da Saúde ou da Habitação (todos eles integrados nos tão badalados e abstractos "direitos humanos") não se resolve por meio do crédito bancário, mas sim por meio de uma política social de Educação, de Saúde e de Habitação. A ausência destas políticas, combinada com o abuso dos concessionários do crédito privado (os especuladores transnacionais), é precisamente a principal fonte da "Crise", cujo desencadear se deve em concreto à apropriação por esses privados do direito capitalista de facturar e lucrar sobre os Direitos Humanos consagrados no papel pela ONU mas não aplicados na prática. Estes "direitos humanos" não são uma abstração como as que enchem a boca de todo o reaccionário. conservador e revisionista. São Direitos que só podem ser alicerçados sobre os preceitos financeiros que regem a Economia. A própria ONU chegou a consagrar estas disposições na "Carta dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais" nos idos de 70, que, embora chutados para as calendas, estão em vigor em termos de leis internacionais adoptadas por Portugal:
http://www.gddc.pt/direitos-humanos/textos-internacionais-dh/tidhuniversais/cidh-dudh-psocial.html
Conclusão: 
Roubar os bens públicos devidos à Comunidade é Crime punível por Lei! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Os segredos da Goldman Sachs.
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GMuLSM8fojc#!

legendas em português