Pesquisar neste blogue

segunda-feira, setembro 09, 2013

Demasiado Porcos para Grunhir

A brigada de limpeza ideológica do Governo coadjuvada pelos funcionários camarários do “socialista” Costa removeram algumas pinturas murais da Rua Conselheiro Fernando de Sousa (às Amoreiras, perto de Campolide), conservando outras sem teor politico dissidente. Pensam que com esta acção de Censura removem igualmente a percepção de que o conluio da Banca Comercial de Investimentos com os directórios dos Partidos de Governo (1) é de facto a origem da Corrupção (2) que assola de um modo geral as sociedades ocidentais e a portuguesa em particular 

Para compreender quem tem o Poder de emitir Dinheiro, quer dizer, quem dita a política monetária, determina a disponibilidade de dinheiro em circulação e o valor dos Juros associados à concessão de Crédito… é necessário perceber quem dirige (3) e como funciona a rede global de Bancos Centrais (4).

O laisser-faire do Globalismo de Mercado conduziu a parte do mundo ocidentalizada ao desastre iniciado em 2008. O total das hipotecas sobre o imobiliário nos EUA que estiveram na origem da crise foi estimado em 10,5 Triliões de dólares (5). E este número, com a vista grossa das agências de notação como partes interessadas, foi multiplicado ninguém sabe ainda quantas vezes com o “empacotamento” agregado desses valores tóxicos lançando-os em Bolsa com objectivos especulativos. Na transição da “crise” financeira para a crise económica, estima-se que 14,5 Triliões de dólares, ou seja, 33% do valor das empresas de todo o mundo foram pulverizados pela crise. Os mercados bolsistas caíram drasticamente, os Bancos não puderam continuar a emprestar grandes quantidades de dinheiro, obrigando as empresas a reduzir a Produção, o desemprego subiu em flecha atingindo actualmente o número sem precedentes de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

O valor do resgate aos Bancos nos EUA situou-se nos 9,7 Triliões. Os resgates aos bancos europeus foram de 1,4 Triliões. O resgate aos bancos da Grã-Bretanha 0,9 Triliões. Comparativamente, o Plano Marshall para a reconstrução da Europa no pós-guerra, com valores ajustados à inflação, foi de 0,1 Trilião de dólares…Estes generosos pacotes de resgate permitiram que os grandes Bancos e Grupos Financeiros associados (“ajudados”) perdessem ainda mais dinheiro sem ter de declarar falência. Injectando mais liquidez de forma massiva no mercado, mais dólares, significou uma desvalorização da moeda, originando uma guerra comercial como aconteceu nos anos 30 entre as potências capitalistas (a história repetir-se-á ?). A chamada 2ª Grande Depressão (com inicio em 2008) depois do colapso financeiro transformou-se numa guerra de divisas. A deflação da Dívida dos bancos privados só poderia ser contrariada pela Inflação da Dívida soberana dos Estado (6)
Equacionando os Bancos Centrais emissores e as moedas de referência a nivel mundial, ganha a mais forte: o Dólar, que apesar do seu valor nominal fictício, é a que é que tem suporte económico pela hegemonia na indústria militar (7). O custo imposto aos contribuintes de todo o mundo é verdadeiramente desconcertante: as gerações futuras terão de pagar biliões dos dólares usados para financiar esses pacotes de resgate. (8)
Irónico, quando a razão de ser da FED (e de todos os Bancos Centrais associados) era evitar os pânicos bancários colocando dólares no mercado. Nos anos 70 foram estabelecidos por Lei três objectivos para a FED: preços estáveis, pleno emprego e juros moderados. Sem dúvida, em 1929 não se emprestou dinheiro para salvar os Bancos, e segundo alguns economistas esse foi um erro que agravou a Recessão. Contudo, nessa 1ª Grande Depressão “o Mercado” funcionou: cerca de 5000 pequenos bancos faliram só no primeiro ano de crise e milhões de depositantes, grandes fortunas e comerciantes ricos, perderam o dinheiro dos lucros acumulados.


notas
(1) Dylan Ratigan: “somos governados por políticos comprados”
http://www.youtube.com/watch?v=kFuM_HetPwQ 
(2) Lista dos maiores crimes de corrupção em Portugal 
http://apodrecetuga.blogspot.com/p/dos-crimes-de-corrupcao.html
(3) “The Federal Reserve Cartel: The Eight Families That Stole America”. Então, quem são os accionistas do dinheiro emitido pelos Bancos Centrais? 
http://www.infowars.com/the-federal-reserve-cartel-the-eight-families/
(4) No ano de 2000 [antes do 11 de Setembro] havia apenas sete países sem um Banco Central pertencente a este sistema
http://contradogma.wordpress.com/2013/07/25/o-aviso-i/
(5) Perdas e Resgates nos Estados Unidos e União Europeia 
http://www.globalissues.org/article/768/global-financial-crisis
(6) “Introdução ao Neoliberalismo” de Manfred B. Steger e Ravik Roy, edição em língua inglesa de 2010 
(7) World Military Spending 
http://www.globalissues.org/article/75/world-military-spending
(8) Citação sobre a história da famiglia Bardi retirada de Carlo M. Cipolla

Sem comentários: