Pesquisar neste blogue

quinta-feira, novembro 21, 2013

a jornalista Ana Leal e o caso da censura pela TVI da denúncia de corrupção no Processo Siresp

"Os capitalistas chamam liberdade de imprensa a compra dela pelos ricos, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinião pública" (Lenine)

Ana Leal, jornalista da TVI recebeu esta manhã uma nota de culpa no âmbito de um processo de inquérito e está impedida de entrar nas instalações da estação televisiva até conclusão do processo disciplinar (fonte)
Como sempre acontece a quem se nega a dobrar a cerviz aos poderes (mal) instituidos, o acusador virou acusado. Recorde-se que, no passado mês de Fevereiro, Ana Leal tinha apresentado uma queixa escrita ao Conselho de Redacção (CR) da estação de Queluz acusando a subdirectora de Informação, Judite Sousa, de ter censurado uma peça sobre o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal, conhecido pela sigla SIRESP.  
O escândalo do Siresp envolve o gang do Presidente, altas esferas do sistema de Segurança Interna, espionagem e escutas ilegais, tudo a funcionar em regime de Parceria Público-Privada sob o alto patrocinio de personalidades do "arco da governação" (corrupta). O sistema de informações e vigilância electrónica que interliga todas as polícias foi adjudicado pelo valor de 538,2 milhões de euros! num concurso em que o único concorrente foi a Sociedade Lusa de Negócios, a holding do BPN. O que diz muito sobre a "transparência da negociata". A denúncia do caso foi investigada pelo DCIAP, mas como é habitual não houve resultados e o processo foi arquivado em 2008.
A reportagem censurada sobre SIRESP feita por Ana Leal para ser transmitida em prime time na TVI-Marcelo acabou por ir para o ar à 1 da madrugada e apenas no canal do cabo - é pouco ou nada conhecido quais seriam os tópicos da reportagem mas, para além do escândalo de corrupção, o sistema permite às Policias rastrear a uma velocidade inédita todo o tipo de chamadas em tempo real, facultando acesso inclusivé a dados privados como a identidade dos intercomunicantes, o lugar de onde fazem a chamada, a operadora que utilizam e inclusivamente qual o tipo de contrato que possuem com a operadora. E estes dados, sabe-se agora, estão à disposição dos serviços de espionagem norte-americanos da NSA, isto é, a ingerência na vida privada das pessoas configura uma espécie de ditadura velada que impende sobre todos os cidadãos nacionais. Como se infere, censurar noticias sobre pontos sensiveis como este na TVI (e nos outros canais) vem sendo habitual. Embora para a plebe telespectadora afirmem que não existe censura.

Foi Você que pediu uma Nova Pide? PSD e CDS apresentam projectos de lei sobre regime do segredo de Estado que explicite as matérias abrangidas e agrava as penas para a sua violação

11 comentários:

Anónimo disse...

"...o sistema permite às Policias rastrear a uma velocidade inédita todo o tipo de chamadas em tempo real, facultando acesso inclusivé a dados privados como a identidade dos intercomunicantes, o lugar de onde fazem a chamada, a operadora que utilizam e inclusivamente qual o tipo de contrato que possuem com a operadora..."

Olá, gostava de saber,qual é a fonte desta informação?

Obrigado

Marcio Freitas

Anónimo disse...

Mesmo que não fosse possível provar a fonte, só quem não está atento ao que se está a passar é que pode sequer duvidar disto. Na CML o boneco que a "preside" tem dado os dados do cadastro de Lisboa à ESRI, ou seja aos EUA e ainda paga pela utilização dos seus servidores. Em vez de manter só servidores próprios, começou também a alugar os da PT, que inteligente, não é? Assim pagamos para termos a informação nas mãos de grupos económicos de pouca ou nenhuma moral. Os tontos fos munícipes facultam uma data de dados que está a parar toda na PT. Bonito serviço.

xatoo disse...

"fonte"? acha que os operadores da tecnologia Tetra iam facultar pormenores ao público?
Basta haver um problema com uma viatura mal estacionada a policia liga-se à central e sabe de imediato quem é o proprietário, morada, contactos, etc
http://www.siresp.com/esquema_estac_moveis.jpg

Anónimo disse...

Ou seja, por um lado temos dados sensíveis que pagamos para os fornecer (servidores externos, ex ESRI -sistema de informação geográfica da CML, e a nova coqueluche para entreter os desempregados e velhinhos a entupir a CML com queixas a maior parte das vezes egoístas...que é o portal na minha rua, esta treta chupa os dados que os incautos lá poêm e como gerou muita informação que oops não cabe nos servidores já existentes... Foi assim parar à PT que generosamente a vai albergar. Mais criminosos que os últimos executivos é difícil encontrar, a porcaria e os patrões que os manipulam são os mesmos, só mudam os cenários e os actores que tentam ser mais fiéis possível ao guião da destruição, descaracterização e estupidificação do povo e de Lisboa. Se ninguém travar este boneco ele irá ser o próximo Cavaco...

FONSECA disse...

O cancelamento destes contratos já devia ter ocorrido. Os donos destas escolas com contrato de associação servem-se dos dinheiros públicos para erguerem impérios de luxo, enquanto que a escola pública é desprezada. Por exemplo, a dona de uma destas escolas, nomeadamente, o Instituto Educativo do juncal , no distrito de Leiria, concelho de Porto-de-Mós, construiu um império de imóveis e terrenos dentro e fora do nosso país.
Já está na altura de alguém fazer alguma coisa. Estamos a assistir à destruição da escola pública enquanto milhões de euros são desviados por estes diretores de escolas com contratos de associação. Por favor CORTEM com este tipo de financiamento!

De alguém que conhece os meandros deste polvo!

Anónimo

Anónimo disse...

Perdoe-me a ignorancia mas trabalho com o sistema SIRESP e outros similares mas mais modestos, faço manutenção de 1.º escalão e nunca vi nem consigo imaginar como é que o sistema conseguia rastrear chamadas telefonicas uma vez que opera num compartimento estanque, pelo menos do ponto de vista do operador que são os policias de rua isso é impossivel, nesse escalão o siresp opera apenas como uma rede radio e de telemovel privada e codificada...

Marcio freitas

xatoo disse...


admito que não tenho competência para discutir tecnicamente qual a tecnologia empregue pelas secretas nas escutas e monitorização de dados... mas lá que isso é feito, lá isso é - e isso é um problema politico, não técnico:
http://expresso.sapo.pt/secreta-portuguesa-colabora-com-nsa=f841307 

mas,

não sei se reparou, o primeiro tema do post é a corrupção havida na aquisição do Siresp (é ver as manchetes dos jornais aqui reproduzidas e pesquisar)

Anónimo disse...

Meu caro, não tenho duvidas que seja feito, os rios de dinheiro que custou o SIRESP foi a troco da promessa de uma cordenação e comunicação por esse sistema entre todos os serviços de segurança policia e bombeiros e se o conseguisse era excelente, mas está sub aproveitado e apenas permite a comunicação dentro dos mesmos organismos mas não entre por exemplo a policia e os bombeiros, a policia pode até fazer tudo o que diz mas não com o SIRESP! Não foi projectado para isso , é tecnicamente impossivel...
Claro que há corrupção mas essencialmente porque o sistema custou varias fortunas e não cumpre o prometido, o cliente estado foi burlado.

Marcio Freitas

Marcio Freitas

xatoo disse...

está subaproveitado porque o Siresp foi adquirido em 2005 (salvo erro) e entretanto com as instruções dos EUA utilizam agora as redes de empresas como a PT, da ZON, EDP, da Google, do Facebook, etc - quer dizer, o Estado arcou com um elefante branco que custou 538,2 milhões de euros... com lucros evidentes para quem encomendou um sistema que rapidamente ficou obsoleto

Anónimo disse...

Vejam o papel do Costa nessa fantástica aquisição. E vejam quem eram as empresas...por trás do Siresp. Prepara-se para dar outro golpe com a siemens e os semáforos de Lisboa. De golpe em golpe até ao poleiro final.

Anónimo disse...

Boas , o Sistema SIRESP instalado pela Noxitel em parceria com a Motorola e a ser paga pela SLN esta porém não tem culpa dos nossos governantes lhes darem dinheiro ao desbarato ,porque não é deles . O Sistema SIRESP muito antes de funcionar já algumas torres instaladas pela Noxitel tinham caído ao chão , estas empresas nunca tiveram uma fiscalização da Administração Interna ,mas sabiam fazer despachos para por dinheiro nos bolsos das empresas envolventes . Como Cidadão digo que os Negócios SIRESP- TDT - INDRA + as viaturas da proteção Civil com frigoríficos para levarem cerveja, isto sim são negócios de milhões , e devem manter porque os funcionários públicos e os reformados que ganham os 485 € conseguem sobreviver com muito menos .