Pesquisar neste blogue

quinta-feira, abril 03, 2014

houve um antes e um depois de Brando

Marlon Brando nasceu a 3 de Abril de 1924, faria hoje 90 anos. Foi altamente crítico da forma como Hollywood trata os índios americanos e como foram representados nos filmes de "indios e cowboys".

Brando na Marcha pelos Direitos Civis em 1963
Quando Brando foi nomeado para o Oscar em 1973 pelo papel de Don Corleone no "Padrinho", recusou participar na cerimónia e em seu lugar enviou Sacheen (Pena Pequena) Littlefeather para o representar, uma jovem actriz e activista Apache/Yaqui (nascida Marie Cruz) que tinha participado na ocupação da ilha-prisão de Alcatraz onde estavam maioritariamente encarcerados negros. Quando o nome de Brando foi anunciado como vencedor, ela subiu ao palco totalmente vestida com trajes e regalia nativa e ia tentar ler uma mensagem em nome de Brando declinando a aceitação do prémio.
O actor tinha escrito um discurso de 15 páginas explicando as suas razões, mas Littlefeather contaria mais tarde que tinha sido ameaçada de prisão se tentasse ler o discurso completo. Em vez disso, deram-lhe 60 segundos, em que tudo o que conseguiu dizer foi:
"O que Marlon Brando me pediu para vos dizer, é um discurso algo longo que eu não posso compartilhar com vocês hoje, pelas limitações de tempo impostas, mas sinto-me feliz em compartilhar essa mensagem depois com a imprensa, no essencial dizendo que... muito infelizmente ele não pode aceitar este prémio, apesar dele ser muito generoso. E a razão para a recusa é o tratamento dos índios americanos hoje pela indústria cinematográfica ... desculpem-me ... e na televisão em reprises, e também os recentes acontecimentos em Wounded Knee... Espero não me ter intrometido na vossa festa e que no futuro ... os nossos corações e o nosso entendimento estejam reunidos com amor e generosidade. Muito obrigado em nome de Marlon Brando"
A assistência dividiu-se, aplaudiu e vaiou. O discurso foi compartilhado numa conferência de imprensa após a cerimónia e foi publicado no dia seguinte na íntegra no jornal New York Times.

............

"Se faz parte dos desígnios da Providência extirpar esses selvagens para abrir espaço aos cultivadores da terra, parece-me oportuno que o rum seja o instrumento apropriado. Ele já aniquilou todas as tribos que antes habitavam a costa" (Benjamin Franklin, criticando o expansionismo selvagem dos colonos brancos dos 13 Estados Unidos iniciais da Costa Leste). Calcula-se que entre 80 a 90% da população nativa da América do Norte, que na era pré-colombiana não seria de menos de 50 milhões de pesssoas, tenha sido dizimada no Holocausto dos Nativos Norte-Americanos. (wikipedia)

"Holocausto Americano (American Holocaust) Quando tudo isto acabar continuaremos a ser Indios", documentário produzido pelo grupo "Films For Action" no ano 2000.

Sem comentários: