Pesquisar neste blogue

sexta-feira, abril 11, 2014

"Sou uma Força proveniente do meu Passado"

11 de Abril de 1944: as forças do Exército Vermelho mobilizadas na grande guerra patriótica em defesa da integridade da União Soviética chegam à frente Ucraniana e rompem às linhas inimigas em Perekop e Sivash. No final do dia os soldados russos já desmontam os símbolos Nazis nos edificios de Kertsch na República Autónoma da Crimeia. 
A cidade controla o estreito de Kerch, que liga o Mar de Azov com o Mar Negro. Colónia grega com o nome de Panticapaea foi fundada no século VI antes-da-nossa-Era, estando o espirito católico (na raiz greco-latina "católico" significa universal) representado desde o século VIII pela construção da Igreja de São João Baptista. A urbe medieval permaneceu durante muito tempo com governo autónomo sob o Principado do Bósforo. No início do século XIV no âmbito dos tratados comerciais conseguidos pelas cruzadas cristãs tornou-se uma colónia de Génova; ganhando autonomia politica no Canato da Crimeia, um Estado tártaro fundado por descendentes de Gengis Khan e em 1475 com a queda dos reinos cristãos no Oriente a cidade foi tomada pelos muçulmanos integrando-se no Império Otomano. A Rússia anexou-a em 1771 no contexto das disputas russo-turcas. Foi apenas a partir desta data que a marinha da Rússia teve acesso por mar às suas províncias meridionais estabelecendo uma importante base naval em Sebastopol. Em 1854 a Turquia, com o auxílio das frotas de guerra do Reino Unido e da França atacou a península da Crimeia iniciando um bloqueio naval e terrestre ao porto de Sebastopol. No final da Guerra da Crimeia os Aliados proibiram á Rússia manter bases ou forças navais no Mar Negro. Na sequência da Revolução de Outubro de 1917 a Crimeia tornou-se um bastião do reaccionário Exército Branco anti-Bolchevique. A 18 de Outubro de 1921 foi proclamada a República Socialista Soviética Autónoma da Crimeia (RSSAC) como parte integrante da República Socialista Federativa Soviética da Rússia (URSS).
A Crimeia foi invadida e ocupada pelo exército alemão com a colaboração dos Tártaros desde 1942 até à sua libertação em 1944. A partir de 1991 com o desmantelamento da URSS a região adquiriu a independência no contexto da República Autónoma da Crimeia, o que deu azo a uma doentia ressurreição do espirito católico associado ao Estado. A partir daí o enclave russo de Sebastopol passou a integrar a Federação Russa. Kertsch tem uma intensa actividade industrial devido a estar situada numa região produtora de minério de ferro e gás natural. Conta com uma importante indústria metalúrgica de ferro e siderurgia de aço e indústria química, possuindo fábricas de maquinaria, sendo igualmente um centro portuário de transformação de pescado - Em Março de 2014, num discurso histórico dirigido ao povo da Rússia, o presidente Vladimir Putin declarou solenemente que jamais se consideraria um patriota se algum dia tivesse que pisar Sebastopol pedindo licença a aviões e navios de guerra dos Estados Unidos estacionados numa hipotética Base Militar nas barbas da sua Pátria.

Sem comentários: