Pesquisar neste blogue

quarta-feira, outubro 15, 2014

Passa a 19 de Outubro, mais um aniversário do Crash bolsista de 1987

Para aqueles que perderam esse evento, ou para outros que já não se lembram dele, num pequeno vídeo recorda-se como foram vistos então os acontecimentos desse dia (Black Monday). O "especialista" aqui entrevistado é Paul Tudor Jones, um grande trader de "futuros" dessa época que continua a exercer esse "comércio" hoje. Segundo ele, o Crash de Outubro de 1987 foi o maior colapso do mercado na moderna história do mercado de acções.
Maior ainda que o de 1929 (Black Tuesday), considerando-o numa base percentual. Lições para o futuro a que se deveria e deve prestar atenção:
1. O mercado faz o que sempre faz, que é sempre para enganar 99% das pessoas. É essa a natureza do mercado.
2. Depois, ele o "mercado", essa estranha agremiação interactiva de pessoas sem rosto, pede ao governo para intervir a socorrer as coisas. E é o que o Governo (de pessoas com rosto) fez e tem feito continuamente desde então. Colmatar as sucessivas quedas do dinheiro fictício criado a partir do nada em bolsa, com dinheiro real criado com o trabalho acumulado pelos contribuintes.

Selecção recebeu milhões do BES
A falência do Banco Espirito Santo é mais uma pequena amostra do tal sujeito "mercado". O governo intervencionou o BES afirmando a pés juntos (com os pés p`rá cova) que os 4,9 mil milhões ali enterrados não teriam custos para os contribuintes. Passados escassos dois meses os mesmos "governantes" vêm dizer que afinal já há. E claro, Cavaco desmente os mentirosos mentindo ele mesmo. A falência afectou ainda mais o défice, cujo cumprimento exigido pela Troica é mandado às urtigas (tudo bons rapazes) sendo previsivel que se situe no final deste ano nos 7,5 por cento do PIB. Enquanto se fazem contas a uma taxa de crescimento que não existirá (1,5%) Governo PSD/CDS chuta os prejuizos do BES para 2015, isto é, para o mais que certo próximo governo de Bloco Central PS-PSD. Aonde é que já ouvimos esta conversa dos novos empossados virem dizer "áh e tal, afinal isto estava pior do que nós pensávamos", desculpem lá mais qualquer imposto. Entretanto, havendo pipas de indicios de procedimentos criminais na falência do BES, os irresponsáveis a soldo dos "mercados" são obrigados a nomear uma Comissão de Inquérito, mas que afinal vai ser controlada pelos próprios agentes da quadrilha que levaram o banco à falência. O lider parlamentar Montenegro do PSD indicou Fernando Negrão, ex-ministro do PSD, para presidir à coisa com o descaramento mais diáfano da corrupção que usurpou as instituições do Estado. É assim que funciona o roubo por esticão, um corre e grita agarra que é ladrão e acabam por fugir os dois... (enquanto o Mercado, negro, negrão, de mascarilha preta, empocha o produto do roubo)

2 comentários:

O Puma disse...

Um dia as urnas falarão mais alto

xatoo disse...

quando chegarmos às urnas já estaremos todos mortos