Pesquisar neste blogue

sábado, abril 04, 2015

Grécia seduzida pelo vento de Leste

"Era na 2ª feira, depois na 3ª, que se deveriam concluir as negociações (na União Europeia) sobre a nova lista grega, para garantir o financiamento dos 7 mil milhões que a Troika havia prometido à Grécia. E nada, tudo adiado. O dossier ficou ontem em aberto, 4ª feira houve uma reunião inconclusiva dos responsáveis do Tesouro dos vários governos, mas uma decisão fica para depois da Páscoa. Entretanto, pelo menos para pressionar estas conversações, o governo grego reuniu com o governo russo e mostrou disposição para novas pontes com a China. Em Atenas, os responsáveis governamentais multiplicaram os sinais...  (Francisco Louçã) 


Há uma crescente especulação sobre a deslocação da Grécia para a twilight zone da Eurásia. O gráfico a seguir, sem areia para os olhos, diz tudo o que precisamos saber sobre como o povo grego se está a sentir... apesar de toda a propaganda ocidental ... (imagine-se a sondagem desde Janeiro 2015, quando a União Europeia intensificou a chantagem sobre o governo do Syriza)


Rússia eleita para assumir a presidência do Conselho Empresarial dos BRICS, no lançamento do Banco de Novos Desenvolvimentos (BRICS New Development Bank, NDB) com o capital equivalente a 100 biliões de dólares como alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional dominado pelos Estados Unidos. (FMI).

Grécia admite nacionalizar bancos e emitir moeda, caso se veja obrigada ao imcumprimento de pagamento ao FMI na próxima 5ª feira, diz o britânico The Telegraph citando fonte próxima do governo grego

Sem comentários: