Pesquisar neste blogue

terça-feira, julho 14, 2015

Serão os gregos os novos Judeus presas de guerra da Alemanha de Merkel?


O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, deu ontem a conhecer no seu blogue pessoal uma síntese alargada do artigo que publicará amanhã no jornal alemão Die Zeit

Varoufakis detalha o que chama de "plano sinistro" do Ministro "alemão" das Finanças da Finlândia para a Europa. Mantendo sua promessa de 11 de Julho, o ex-ministro das Finanças da Grécia intervem para ajudar a concluir o debate que tinha iniciado, levantando-se ao romper da aurora para divulgar ao público a informação que só será publicada nos Media dois dias depois.. Desta vez Varoufakis sente-se vingado, do mesmo modo que no fim de semana do "Não", alegando que a Alemanha provou que ele tinha sido criticado por dizer o tempo todo que "o Dr. Schaeuble tem um plano para a Europa que é tão sinistro e escuro como os do Terceiro Reich".

O Plano do Dr. Schauble para a Europa: Irão os europeus aprová-lo?

Pré-publicação (sumário). Em cinco meses de intensas negociações entre a Grécia e o Eurogrupo (com o FMI excluido) nunca houve qualquer chance de sucesso. Os 18 participantes do Eurogrupo foram condenados a liderar o impasse, sendo os seus propósitos preparar o terreno para aquilo que o Dr. Schauble viesse a decidir como "óptimo", uma decisão elaborada mesmo antes do nosso governo do Syriza ter sido eleito. À Grécia deveria ser facilitada a saída da zona Euro, tendo em vista disciplinar outros Estados-membros que viessem a resistir a um plano especifico para reestruturar a Eurozona.
1) isto não é uma teoria.
2) Como poderia eu saber que o Grexit era uma parte importante do Pllano do Dr. Schauble para a Europa?
3) Soube disso porque eles me disseram.
Escrevo este artigo não como um político grego crítico da denegação na imprensa alemã das nossas propostas concretas; da séria recusa de Berlim em considerar a re-esstruturação da dívida e as nossa propostas moderadas relançando o plano de pagamentos; da altamente politica decisão de asfixiar o nosso governo; da perigosa decisão do Eurogrupo ao dar luz verde para encerrar os nossos bancos. É neste contexto que deixo estas perguntas concretas aos informados leitores do Die Zelt:
2) Consideram um tal Plano bom para a Europa?

1 comentário:

Thor disse...

xatoo, desculpa lá o off-topic, mas acho que deves ver isto (é importante):

https://www.youtube.com/watch?v=r9nEKVimgdI


em relação ao tópico, eu nunca tive a mínima confiança no Syriza.